COLUNA MOBILIDADE

Suspensão de CNH: quase 200 mil motoristas terão a CNH suspensa em Pernambuco

Os dados são do Detran-PE. Grande maioria é de motoristas que cometeram infrações gravíssimas e que têm efeito suspensivo imediato

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 11/08/2022 às 11:49 | Atualizado em 25/08/2022 às 17:40
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Por mais que se faça, é preciso sempre fazer mais e mais. E quando se faz, em pouco tempo é necessário refazer - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM
Leitura:

Quase 200 mil condutores poderão ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa em Pernambuco. São motoristas que extrapolaram o limite de pontuação somada pelas multas, ou que cometeram infrações que têm efeito suspensivo de forma "automática", como é o caso de dirigir sob efeito de álcool ou fazer “pegas”.

O número real, segundo o Detran-PE, é de 167 mil condutores atualmente no Estado. E é praticamente certo que todos esses motoristas terão a habilitação suspensa pelo período de dois meses a um ano, como acontece no caso da alcoolemia (dirigir sob efeito de álcool).

Também terão que passar por um curso de reciclagem para voltar a dirigir. A suspensão das CNHs está dividida da seguinte forma:

3 mil CNHs podem ser suspensas pelo somatório de 40 pontos (a soma passou de 20 para 40 pontos com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, em 2021)

Pelo cometimento de infrações que geram suspensão:

59.363 processos em tramitação em diversas fases

103.811 processos em abertura 

  

MULTAS MAIS COMUNS

Entre as infrações que geram a suspensão automática, as mais comuns são: transitar em velocidade superior a 50%; conduzir motocicleta sem que o passageiro use capacete; conduzir motocicleta sem usar capacete ou com a viseira levantada; e recusa a ser submetido ao teste de alcoolemia (dirigir sob influência de álcool).

Novas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro vão entrar em vigor

Mudanças do Código de Trânsito Brasileiro sancionadas por Bolsonaro são estímulo aos infratores

CNH: é possível ensinar um filho sem habilitação a dirigir? O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

/Agência Brasil
Os registros de CNHs que poderão ser suspensas são dos processos que foram abertos e estão tramitando. É claro que os números podem mudar dependendo dos recursos administrativos apresentados pelos condutores. Mas a média de revisão das suspensões é baixa. É bom destacar - /Agência Brasil

PRAZO DE SUSPENSÃO

Essas quase 200 mil CNHs devem ser suspensas no período de até dois anos. Ou seja, em 2022, 2023 e 2024. O processo ficou mais rápido, como explica o diretor de Fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins.

“Antes, levávamos até oito anos, acreditem, porque as fases de defesa não corriam em paralelo. Agora correm, reduzindo o tempo em ao menos a metade. As três fases da defesa pecuniária e a da suspensão acontecem simultaneamente”, explica.

“E isso é importante porque somente o impedimento educa. Só a suspensão da CNH faz a conscientização acontecer. A multa sozinha, mesmo num valor alto, como é a de alcoolemia (Lei Seca), de quase R$ 3 mil, não tem esse efeito. Infelizmente”, enfatiza.

Os registros de CNHs que poderão ser suspensas são dos processos que foram abertos e estão tramitando. É claro que os números podem mudar dependendo dos recursos administrativos apresentados pelos condutores. Mas a média de revisão das suspensões é baixa. É bom destacar.

Pernambuco tinha, em agosto de 2022, 2.370.841 condutores habilitados, segundo dados do Detran-PE.

Comentários

Últimas notícias