As obras de alargamento da BR-232 na saída do Recife, na altura do bairro do Curado, Zona Oeste da capital e em andamento desde março deste ano, vão entrar numa nova fase a partir deste sábado (13/8) e, com isso, o trânsito na região passará por mais alterações.
O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) estará realizando novas interdições e desvios do tráfego de veículos em trechos da rodovia.
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A nova etapa prevê a pavimentação em concreto armado das pistas principais, em um trecho de 1,4 quilômetro, compreendido entre o km 10 e o km 11,4 (entre a lombada eletrônica e o Atacado dos Presentes). A previsão é de que o trabalho seja concluído em 45 dias.
A NOVA CIRCULAÇÃO
Com a nova etapa das obras, a pista central estará interditada para os veículos que trafegam no sentido interior-Recife. Na altura do km 11,4 (após a lombada eletrônica de velocidade), os condutores terão que ser desviados pela alça de acesso à BR-408.
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ROTAS ALTERNATIVAS À BR-232
Na sequência, seguirão pela pista local da BR-232, voltando à pista central no km 10 (em frente ao Atacado dos Presentes).
Já para quem trafega no sentido Recife-interior, não haverá mudanças na circulação dos veículos e o tráfego continuará o mesmo de atualmente.
O PROJETO DE ALARGAMENTO DA BR-232
A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.
Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.
Além da recuperação do pavimento - que será de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessível aos modais ativos (bicicletas e pedestres).
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Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.
A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões.
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