Um grupo de São Paulo venceu a primeira licitação pública realizada pelo governo de Pernambuco para repassar a gestão e manutenção dos abrigos e pontos de ônibus da Região Metropolitana do Recife por 20 anos. O Grupo Kallas cuidará de quase 4 mil abrigos e totens de embarque e desembarque e já teria expertise no setor de publicidade, principal retorno da futura concessão.
O modelo proposto pelo Estado é uma concessão simples e, não, uma Parceria Pública Privada (PPP), como as realizadas com os terminais integrados de ônibus e estações de BRT ou a que envolverá algumas rodovias estaduais. Não haverá contrapartida do Estado. O Grupo Kallas foi o único a disputar a licitação, vale ressaltar.
Proposta de gestão privada dos abrigos de ônibus do Grande Recife é detalhada pelo Estado
O retorno financeiro da futura concessionária será com a exploração dos espaços para publicidade previstos na readequação dos abrigos. Por isso a importância da expertise do Grupo Kallas na exploração publicitária de equipamentos relacionados não só ao transporte público, mas ao aéreo também.
Segundo informações da Secretaria de Planejamento de Pernambuco, o grupo atua no setor de publicidade há 45 anos e possui mais de 75 mil pontos de mídia em todo País presentes em aeroportos, mobiliário urbano e transporte sobre trilhos.
As 3.650 paradas de ônibus que passarão para a gestão privada, no entanto, representam um pouco mais da metade dos equipamentos existentes - são mais de 7 mil em todo o Grande Recife. Segundo a Seplag, o restante dos equipamentos tem outro contrato que é gerido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).
VALORES E PREVISÕES
O grupo venceu o processo de licitação para concessão dos abrigos e totens do de ônibus do Grande Recife com a proposta de R$ 200.359,54, quantia apenas um pouco acima da outorga determinada, que era de R$ 199.747,22.
O início das ações nos abrigos e totens, entretanto,ainda levará meses. A previsão da Seplag é que o contrato seja assinado em até 60 dias.Depois, a empresa terá 30 dias para assumir. Pelo contrato, todas as melhorias terão que ser finalizadas em até seis anos. Mas já no primeiro ano, deverá fazer a melhoria em 549 abrigos e totens.
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A proposta para a concessão prevê investimentos em obras de manutenção, mas também de modernização das paradas de ônibus ao longo dos próximos 20 anos. O Estado, inclusive,irá receber uma pequena receita mensal. Será uma parcela variável ao longo dos 20 anos equivalente a 1.75% da receita operacional mensal bruta da concessionária.
“Além da requalificação das paradas e ofertas de novas funcionalidades, a ideia é que haja também uma padronização e passem a existir apenas quatro tipos de paradas, abrigos e totens nesse conjunto de pontos de embarque da Região Metropolitana do Recife”, explica Marcelo Bruto, secretário executivo de Parcerias e Estratégias da Seplag.
WI-FI E BLUETOOTH NAS PARADAS
Outro aspecto inovador, embora em pequena quantidade, será a oferta de um pouco de tecnologia para os passageiros. A concessão prevê que ao menos 3% do total de abrigos tenham bluetooth e PMVs (painéis de mensagem variável), e que 5% possuam wi-fi e câmeras de segurança.
ABRIGOS TÊM TODO TIPO DE PROBLEMA
Quem utiliza o transporte público na Região Metropolitana do Recife sabe o quanto degradados e ineficientes são a maioria dos abrigos de ônibus - com algumas exceções, é claro. Muitos, inclusive, nem deveriam receber a denominação de abrigos porque não abrigam nem protegem nada.
São meros “pirulitos”, que servem apenas como indicação ao motorista de que deve parar naquele ponto. Muitos dos abrigos ainda são de concreto, sujos e que não evitam sequer o sol, muito menos a chuva.
A expectativa é de que isso mude. Ou, ao menos, melhore. Além da melhoria e modernização para criação dos espaços de publicidade - que vão garantir o retorno financeiro da gestora do negócio -, haverá uma padronização dos modelos.
Levantamento da própria Seplag indica que existem, atualmente, de 17 a 20 diferentes tipos de paradas, abrigos e totens no Grande Recife. A nova concessão prevê apenas quatro tipos diferentes, todos com áreas para publicidade.
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