Os Terminais Integrados de ônibus e metrô da Região Metropolitana do Recife começaram a mudar de cara. Conhecidos dos passageiros e operadores do transporte público pela degradação, insegurança e, em sua grande maioria, desordem, os equipamentos estão melhores. A arrumação que vem sendo realizada desde janeiro de 2022, quando a gestão privada começou, já é visível.
É claro que estamos falando de um contrato de R$ 113 milhões para gestão de 26 TIs e 44 estações de BRT por 35 anos, o que por si só já exige resultados da nova gestão - agora sob responsabilidade da empresa Nova Mobi Pernambuco. Mas as mudanças estão sendo promovidas. Dias depois de o primeiro balanço das ações ser apresentado ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o JC percorreu algumas das unidades e constatou as melhorias.
- Concessão pública dos terminais integrados da Região Metropolitana do Recife custará R$ 115 milhões em 35 anos
- Gestão privada começa a arrumar os Terminais Integrados e estações de BRT do Grande Recife. Veja quais
- Terminais de ônibus do Grande Recife voltam a contar com a presença de PMs após gestão privada
- Começa nova tentativa de colocar ordem nos Terminais Integrados de ônibus do Grande Recife, com promessa do governo de Pernambuco
A Nova Mobi garante que já está presente nos 26 TIs nesses sete meses de contrato, garantindo o funcionamento básico das unidades. E que até janeiro de 2023 entregará todos pintados, sinalizados, com água, iluminação e banheiros funcionando. São as obras emergenciais, definidas no contrato de concessão.
Já estão nessas condições os TIs CDU, Getúlio Vargas e Santa Luzia. Os TIs Joana Bezerra e Xambá, que também estão recebendo obras de melhorias, serão finalizados no fim deste mês de setembro. “Pelo contrato, temos 12 meses para as obras emergenciais e 48 meses para as de melhorias. É o cronograma para todos os terminais”, explica o diretor-presidente da Nova Mobi Pernambuco, Gilberto Torres de Menezes.
Pelos TIs passam mais de 80% dos passageiros do transporte público do Grande Recife. As chuvas atrasaram em dois meses as obras, segundo a Nova Mobi.
MUDANÇAS
Os TIs estão recebendo pintura, sinalização indicativa de orientação para embarque, novos equipamentos como lojas e quiosques, pequenas praças de alimentação em concreto (no caso do TI Joana Bezerra, centros administrativos (TI Joana Bezerra e Xambá), e total reestruturação dos banheiros públicos, das coberturas e da iluminação.
A gestao privada força a execução do convênio firmado entre o Estado e a Policia Militar, garantindo a presença de polícias militares nos maiores e mais problemáticos TIs, dando segurança para quem passa pelo equipamento.
CONFIRA o cronograma das ações:
* Todos os TIs deverão estar com as OBRAS EMERGENCIAIS finalizadas em 12 meses, contados a partir do início do contrato, ou seja, em janeiro de 2023
* Todas as obras de melhorias deverão estar concluídas em 48 meses, ou seja, em quatro anos
* Todas as estações de BRT precisam estar requalificadas em 36 meses, ou seja, em três anos
OBRAS nos TIs
TIs que já tiveram as OBRAS EMERGENCIAIS iniciadas:
Todos os 26 TIs
TIs que estão com OBRAS DE MELHORIAS avançadas:
TI CDU (IVPerimetral) - Finalizada
TI Santa Luzia - Finalizada
TI Caxangá - Finalizada
TI Xambá - Conclusão em 30/10/22
TI Joana Bezerra – 30/ 09/ 22
TIs que estão com OBRAS DE MELHORIAS em andamento:
TI PE-15
TI Macaxeira
TI Getúlio Vargas (III Perimetral)
TI Largo da Paz
TI Aeroporto
IMPRESSÃO DO PASSAGEIRO
Apesar das reclamações em relação ao longo intervalo de algumas linhas e, por isso, filas e mais filas, quem circula pelos terminais integrados já percebe as melhorias. “De fato, notamos. Está mais limpo, pintado, sinalizado e seguro. Bem diferente de antes, sem dúvida”, elogia o passageiro Williams Campelo Rocha, que usa o TI Joana Bezerra com frequência.
O TI Joana Bezerra é um dos equipamentos em que as mudanças mais se destacam. “Mas não precisamos apenas de infraestrutura. Sem dúvida, ela é importante, mas também queremos mais ônibus e veículos mais novos”, aproveita para solicitar o passageiro.
“Está bem melhor mesmo. O terminal está mais organizado e limpo. As filas também estão mais organizadas porque colocaram fiscais que ajudam na organização. Estou gostando muito”, afirma Daniele Maria da Silva, outra passageira do TI Joana Bezerra.
CAMELÔS E AÇÕES SOCIAIS
Como previsto no projeto da Parceria Pública Privada (PPP), a proposta é que, com o tempo, sejam identificadas algumas vocações econômicas para os terminais que vão além das lanchonetes.
No TI Joana Bezerra, novos boxes de serviços estão sendo construídos para agregar serviços à unidade. “Estamos estimulando os ambulantes a deixarem de vender na informalidade para passar para a formalidade. Fizemos boxes experimentais para testar porque são serviços que não poderão competir com os lojistas, por exemplo”, explica Gilberto Torres de Menezes.
- A morte do BRT: a tentativa de ressurgimento
- Estações de BRT do Grande Recife agora têm BBB para evitar vandalismo e invasões
- Rio de Janeiro vai substituir BRTs por VLTs. É a VLTzação de um sistema em crise no Brasil
- Calor no BRT: confira as primeiras estações que voltarão a ser refrigeradas no Grande Recife
Outra ação que está começando a ser formatada pela nova gestão é transformar os equipamentos em polos culturais das comunidades onde estão inseridos. A ideia é promover ações sociais e shows culturais para atrair a população para o equipamento.
O contrato de concessão pública com a Nova Mobi Pernambuco é no valor de R$ 113 milhões ao longo dos 35 anos. Prevê investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão. Pelo cronograma de atuação, o primeiro ano é de arrumação. Mas em até quatro anos, terão que ser investidos R$ 85 milhões do total.
CRONOGRAMA PARA AS ESTAÇÕES BRT
As 44 estações do Sistema BRT do Grande Recife também estão no pacote de concessões. O Corredor Leste-Oeste, que liga a capital ao município de Camaragibe, é o mais beneficiado por enquanto.
Segundo a Nova Mobi Pernambuco, todas as 18 estações do Leste-Oeste serão entregues reformadas e com tecnologia instalada até dezembro deste ano. A tecnologia citada é o Sistema de GPS/ PMV (Painel de Mensagem Variável), que dará o horário de chegada dos BRTs em tempo real.
PPP previa a identificação do POTENCIAL DE EMPREENDIMENTOS ASSOCIADOS. CONFIRA
A recuperação do Corredor Norte-Sul, o maior dos dois e que liga o Recife a Igarassu, está mais lenta porque foi o equipamento mais vandalizado antes e durante a pandemia de covid-19.
Pela previsão da Nova Mobi, todas as estações do Norte-Sul serão entregues com obras emergenciais. As obras de melhorias ficarão para 2023.
Das 26 estações, apenas dez encontram-se em funcionamento. Nove delas estão em reforma (seis serão entregues até o fim do mês e três em outubro). Já as últimas sete estações estão sendo reformadas pelo CTM.
CORREDOR LESTE-OESTE:
* As 18 estações encontram-se em funcionamento e em fase de requalificação
* 12 delas foram reformadas e 3 estão concluídas com tecnologia, inclusive com o Sistema de GPS/ PMV (Painel de Mensagem Variável).
* Todas as estações serão entregues retrofitadas e com tecnologia instalada até dez/ 22
CORREDOR NORTE-SUL:
* Das 26 estações, 10 encontram-se em funcionamento
* 9 delas estão em reforma: 6 delas serão entregues até o fim de setembro/22 e 3 em outubro/22
* As últimas 7 estações estão sendo reformadas pelo CTM. Todas as estações do Norte-Sul serão entregues com obras emergenciais. As obras de melhorias ficarão para 2023
Números apresentados pela Nova Mobi Pernambuco:
R$ 90 milhões em investimentos em 48 meses
Mais de 600 mil pessoas beneficiadas diariamente
Mais de 3 mil empregos diretos e indiretos
R$ 400 milhões de geração de impostos
Comentários