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PE-15: requalificação da rodovia, uma das mais destruídas do Grande Recife, avança. Veja imagens

Obras, por enquanto, ainda estão no corredor de ônibus, mas mesmo assim já impactam no trânsito da região. Motoristas precisam ter atenção e planejamento

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 20/10/2022 às 7:30
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Os trabalhos, que começaram no fim de setembro e têm previsão de durar dois anos, estão na altura do município de Paulista - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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As obras de requalificação da rodovia PE-15, talvez a mais urbana e metropolitana de todo o Grande Recife, estão avançando e já começam a exigir do motorista atenção e planejamento devido às retenções no trânsito.

Os trabalhos, que começaram no fim de setembro e têm previsão de durar dois anos, estão na altura do município de Paulista. No momento, a construtora responsável pela obra está realizando a fresagem do pavimento, a remoção do meio fio e a reciclagem da base da pista central de ônibus, no trecho próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no sentido Olinda-Paulista.

Embora a intervenção aconteça no corredor de ônibus, as retenções de trânsito na região, por exemplo, já chegam na altura do Shopping North Way. “Esperamos que a obra compense o transtorno. Principalmente numa rodovia como a PE-15, tão importante para quem mora no Grande Recife. Eu, por exemplo, passo por ela todos os dias”, afirma o vendedor autônomo Carlos Henrique Silva, que todos os dias circula pela PE-15.

PE-15: requalificação da rodovia, uma das mais destruídas do Grande Recife, vai começar

A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões. A PE-15 liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul.

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No momento, a construtora responsável pela obra está realizando a fresagem do pavimento, a remoção do meio fio e a reciclagem da base da pista central de ônibus, no trecho próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no sentido Olinda-Paulista - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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No momento, a construtora responsável pela obra está realizando a fresagem do pavimento, a remoção do meio fio e a reciclagem da base da pista central de ônibus, no trecho próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no sentido Olinda-Paulista - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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Problemas não faltam na PE-15. A rodovia liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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No momento, a construtora responsável pela obra está realizando a fresagem do pavimento, a remoção do meio fio e a reciclagem da base da pista central de ônibus, no trecho próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no sentido Olinda-Paulista - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), obra será dividida em duas partes. A primeira etapa contempla o trecho entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, no limite entre Paulista e Abreu e Lima. E a segunda etapa começa a partir do TI Abreu e Lima e segue até o TI Igarassu, em Igarassu, pela BR-101.

Além da requalificação do pavimento, a obra da PE-15 abrangerá intervenções urbano-paisagísticas, com o plantio de novas árvores, jardins e pintura de equipamentos como pontes e viadutos; projetos de acessibilidade; implantação de ciclovias; passeios públicos; instalação de iluminação em LED; e ainda construção de duas praças e um novo equipamento de lazer e esporte. A iniciativa visa garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas que circulam pela via.

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Problemas não faltam na PE-15. A rodovia liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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Problemas não faltam na PE-15. A rodovia liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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Problemas não faltam na PE-15. Promessa do Estado é a urbanização total da rodovia, com o protagonismo do pedestre e do ciclista - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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Problemas não faltam na PE-15. A rodovia liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

OBRAS NA AVENIDA PAN NORDESTINA

Além das obras da PE-15 - que por enquanto estão em uma única frente, em Paulista, o motorista que circula na região deve estar atento a outras intervenções que irão impactar a circulação viária em breve.

A Avenida Pan Nordestina, em Olinda, que é a rodovia que antecede a PE-15, também está em obras. A Pan Nordestina está sendo alargada numa extensão de 2,3 quilômetros, entre a Estação de BRT Complexo de Salgadinho e o início da PE-15, na altura do Atacadão, no bairro olindense de Guadalupe.

A obra inclui a urbanização do trecho e está orçada em R$ 16 milhões. Por enquanto, os trabalhos estão no sentido Olinda-Paulista. A previsão, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh), que responde pelo alargamento, é de que ainda leve mais de um ano, sendo finalizada em fevereiro de 2024.

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A Avenida Pan Nordestina, em Olinda, que é a rodovia que antecede a PE-15, também está em obras. A Pan Nordestina está sendo alargada numa extensão de 2,3 quilômetros, entre a Estação de BRT Complexo de Salgadinho e o início da PE-15, na altura do Atacadão, no bairro olindense de Guadalupe - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A Avenida Pan Nordestina, em Olinda, que é a rodovia que antecede a PE-15, também está em obras. A Pan Nordestina está sendo alargada numa extensão de 2,3 quilômetros, entre a Estação de BRT Complexo de Salgadinho e o início da PE-15, na altura do Atacadão, no bairro olindense de Guadalupe - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

CONHEÇA O PROJETO DA PE-15

O projeto pretende qualificar, urbanizar e inserir a PE-15 nas cidades cortadas por ela. E, tudo isso, com mais protagonismo para o pedestre e o ciclista. É uma tentativa de transformá-la em uma rodovia um pouco mais humanizada. Esse conceito, no entanto, vale apenas para a PE-15. A BR-101 terá apenas a pista central recuperada.

O valor da obra aumentou porque o Estado resolveu intervir também na pista central da BR-101 Norte, entre os Terminais Integrados de Abreu e Lima e Igarassu.

O trecho terá uma nova pavimentação e drenagem, além de iluminação. Mas apenas a pista central será recuperada, que funciona como corredor de transporte público metropolitano.

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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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PEDESTRES Secretaria Estadual de Infraestrutura promete adequação de acessibilidade e segurança viária para quem caminha na rodovia - DIVULGAÇÃO
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CONCEITO A reforma da PE-15 é uma tentativa de transformá-la em uma rodovia um pouco mais humanizada - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO

Dos 24 quilômetros de rodovias requalificadas, 13,5 quilômetros serão na PE-15 e outros 10,5 quilômetros na BR-101 Norte. A PE-15 ficará com a maior parte dos recursos: R$ 155 milhões, enquanto a BR-101 responderá pelos R$ 25 milhões restantes.

Os recursos são do Plano Retomada, principal aposta do governo para recuperar a infraestrutura de todo o Estado, que já teve investimentos superiores a R$ 2 bilhões.

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