Matéria atualizada com respostas da empresa responsável pelo projeto
As mudanças que serão promovidas no trânsito da cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, com a implantação do Binário do Bairro Novo/Casa Caiada, ainda estão sendo vistas com muita desconfiança pela população. Um misto de descrédito e expectativa tem sido a base da opinião de moradores ouvidos pelo JC.
O trânsito de Olinda passará por uma grande mudança de circulação. A Avenida Presidente Getúlio Vargas, via estrutural da restrita malha viária do município, ganhará sentido único para compor um binário, terá faixa exclusiva para os ônibus e ciclovia bidirecional.
Também será realizada uma ampla requalificação urbana do corredor e do seu entorno, além das Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, que compõem a primeira paralela a oeste da Getúlio Vargas e irão formar o binário com a avenida. A promessa da Prefeitura de Olinda é refazer todas as calçadas, a drenagem e a pavimentação das duas vias, além de implantar nova iluminação e equipamentos urbanos - principalmente os pontos de ônibus.
O projeto, chamado de Binário Bairro Novo/Casa Caiada, custará R$ 35 milhões, recursos do município já obtidos, segundo a Prefeitura de Olinda, via financiamento Finasa da Caixa Econômica Federal (CEF). A licitação pública para escolher a empresa que executará as obras tem previsão de ser lançada em um mês.
A aposta da Prefeitura é que, com a reurbanização, consiga reorganizar completamente a Getúlio Vargas, corredor importante não só para a circulação, mas comercialmente. A via é vista como a Avenida Conselheiro de Olinda. Além de proporcionar mais segurança para os pedestres e ciclistas e maior velocidade nas viagens dos ônibus, beneficiando os passageiros.
A principal desconfiança da população é em relação aos ganhos reais para o trânsito. “Não acredito que dará certo, confesso. Acho que só ampliando as vias é que seria possível dar fluidez ao trânsito. Afirmo isso porque o maior gargalo para quem sai de Olinda para o Recife, por exemplo, é a Rua do Sol. E ela não está sendo beneficiada e continuará afunilando”, afirma a governanta Paula Bezerra, que reside e trabalha em Olinda.
Sob o aspecto da recuperação comercial da Avenida Getúlio Vargas, a reação fica mais positiva. A aposta da população é, assim como a defendida pela Prefeitura de Olinda, que a requalificação dos corredores fará a diferença. “Não sei se vai funcionar, mas torço muito para que sim. Esse polo comercial, que já foi um dos mais fortes de Olinda, precisa de intervenções. Acredito que essa arrumação que será promovida poderá ajudar muito”, diz Severino Ramos, que há nove anos trabalha numa loja de produtos para pets na Avenida Getúlio Vargas.
Quando o recorte é sobre a implantação da ciclovia e das faixas exclusivas para ônibus, a expectativa também é positiva. “Será uma maravilha ver uma ciclovia na Getúlio Vargas. Venho todos os dias para o trabalho de bicicleta e acredito que vai melhorar muito”, afirma Severino Ramos. Sobre as faixas para o transporte público, os moradores comemoram, mas alertam que o equipamento deverá ser fiscalizado para evitar as invasões.
Para quem reside nas vias paralelas à Avenida Getúlio Vargas que irão compor o binário com o corredor - as Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro -, o sentimento também é misto. Há os que apostem no desenvolvimento que as mudanças irão promover, mas também os que estão de mudança assustados com o tráfego de veículos que será intenso nas vias.
“Acabei de vender a minha casa. Já vinha sofrendo com o alargamento das ruas em função do Shopping Patteo Olinda, e agora sei que essa mudança será ainda maior. Não sou contra as alterações e entendo que é o progresso. Mas para quem mora numa residência, como eu, não é agradável um tráfego de veículos intenso, inclusive de ônibus”, afirma o aposentado Gilvan Almeida, que há dez anos reside na Rua Cândido Pessoa.
O novo binário compreenderá os quatro quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, ao longo do Bairro Novo, e será composto, além da avenida, pela Rua Cândido Pessoa, Rua Otaviano Pessoa Monteiro e um pequeno trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
A Avenida Presidente Getúlio Vargas passará a ter sentido único Recife-Olinda desde a Praça 12 de Março (onde fica a tradicional Sorveteria Bacana) até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas.
Esse trecho, de quatro quilômetros, será exatamente o binário. Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa.
No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
Os veículos, incluindo os ônibus, que quiserem usar o binário o acessarão a partir da Rua Jornalista Luís (cerca de um quilômetro depois da rotatória do Hotel 4 Rodas).
A Praça 12 de Março, assim como o girador em frente ao Hotel 4 Rodas, funcionarão como rotatórias de entrada e saída do futuro binário. Entrando nela à esquerda, pegarão à direita e entrarão na Rua Cândido Pessoa. A partir daí, serão três faixas, sendo duas para os automóveis e uma para os ônibus.
Essa via, é importante ressaltar, ainda tem trechos bastante residenciais, inclusive com árvores antigas plantadas no meio da via. Mas, como explica Evandro Avelar, a opção por ela foi necessária pela proximidade com a Getúlio Vargas e pelo caráter comercial que ela já adquiriu exatamente por ser a primeira paralela do corredor.
"Tecnicamente, não tínhamos como compor o binário com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti porque ela tem uma geometria que a coloca muito afastada da Getúlio Vargas. Ao mesmo tempo, a Rua Cândido Pessoa já possui diversos trechos extremamente comerciais que serão potencializados com a criação do binário”, explica Evandro Avelar, assessor especial da Prefeitura de Olinda e que está à frente da coordenação do futuro binário.
A promessa da Prefeitura de Olinda é que irá melhorar não só a circulação dos automóveis na cidade e recuperar a força econômica da Avenida Getúlio Vargas, mas também promover uma reurbanização geral dos dois corredores e de quatro praças existentes entre eles.
A reurbanização, promete a gestão municipal, será reconstruir todas as calçadas das duas avenidas (os dois lados) com piso intertravado e respeitando as normas de acessibilidade, implantar nova sinalização horizontal, vertical e, principalmente, semafórica, além de uma nova iluminação e novos abrigos de ônibus. Tudo novo. Essa é a promessa.
Os ganhos de velocidade estimados ainda não foram informados pela Prefeitura de Olinda, apenas no caso dos ônibus, que seriam de 15% a 20% com a implantação de uma faixa exclusiva. Olinda tem 26 linhas de ônibus metropolitanas e a grande maioria passa pela Getúlio Vargas.
As duas faixas para o tráfego de veículos particulares e a faixa exclusiva de ônibus serão implantadas em 11,10 metros da avenida. E as calçadas terão 3,45 metros de cada lado. O padrão das calçadas é o mesmo para as Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, que seguirão com três faixas: duas para carros e uma para os coletivos.
A expectativa é de que os trabalhos de implantação do binário, após a ordem de serviço ser dada, durem aproximadamente dois anos. O projeto foi desenvolvido pela TPF Engenharia.
A Coluna Mobilidade fez alguns questionamentos sobre o Binário Bairro Novo/Casa Caiada que foram respondidos pelo CEO da TPF Engenharia, João Recena, responsável pelo projeto. Confira as explicações:
JC - Não estaremos, com a implantação do binário, atraindo mais tráfego para a Rua do Sol, que já sofre com um alto volume de veículos no pico da manhã e, assim, tornando-a ainda mais engarrafada?
TPF Engenharia - Não está sendo atraído mais tráfego para a Rua do Sol. O volume que desembocava na via continua sendo o mesmo, apenas o caminho intermediário que mudou. Com a reprogramação semafórica no binário e a atualização dos equipamentos semafóricos na Rua do Sol, será possível um maior controle do volume de veículos que passam pela região, conseguindo-se produzir deslocamentos em pelotões de tamanho e em intervalos adequados para as capacidades dos tempos de verde dos semáforos.
JC - Qual o ganho real que o motorista terá com o binário? Quanto tempo se leva atualmente entre a Praça Pedro Jorge e a Praça do Carmo, ida e volta, e quanto se levará com o binário?
TPF Engenharia - O tempo médio de percurso (por sentido), no pico da manhã, na situação atual, entre a Praça Pedro Jorge e a Praça do Carmo, é de 15 minutos. Com a implantação do binário, passará a ser, em média, de 9,6 minutos, ou seja, terá uma redução de 36%.
JC - Quantos veículos trafegam atualmente no horário de pico sentido Paulista-Recife pela Avenida Getúlio Vargas e quantos deverão trafegar pela Rua Cândido Pessoa?
TPF Engenharia - Atualmente, no horário de pico das 6h30 às 8h30, circulam 2.860 veículos em média na Avenida Getúlio Vargas, no sentido Paulista-Recife. Entende-se que todo esse volume poderá ser esperado na Rua Cândido Pessoa. Entretanto, quando ativado o binário, parte dessas viagens, em especial aquelas vindas de Jardim Paulista, poderão ser atraídas pela Avenida Carlos de Lima Cavalcante, no sentido Paulista-Recife, no pico da manhã, já que a via também receberá tratamento semafórico que otimizará o tráfego.
JC - Quantas árvores vão ser suprimidas na Rua Cândido Pessoa, que ainda tem uma vegetação considerável, e como se dará a compensação ambiental?
TPF Engenharia - A quantidade de árvores a serem suprimidas na Rua Cândido Pessoa será de 52 unidades, por estarem em sua maioria em conflito com a nova geometria da via. Destaca-se que apenas 16 delas são de médio a grande porte. Para realizar a compensação, serão plantadas 79 árvores, sendo ainda preservadas outras 102.