BR-232: após novas INTERDIÇÕES, confira qual a previsão para o fim dos CONGESTIONAMENTOS devido às obras de alargamento na saída do Recife

A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos
Roberta Soares
Publicado em 23/11/2022 às 16:51
AVANÇO Com o fim do período mais intenso de chuva, trabalhos de alargamento da BR-232 estão mais ágeis e seguindo cronograma Foto: Elayne Costa / Seinfra


Circular pela BR-232 na entrada e saída do Recife em direção ao interior do Estado, na altura do bairro do Curado, na Zona Oeste da capital, está cada dia mais difícil devido às obras de alargamento da rodovia. E, à medida que os trabalhos avançam, o tráfego fica mais e mais complicado.

Os veículos que precisam acessar a rodovia ou sair dela estão sendo obrigados a realizar um desvio de aproximadamente dois quilômetros, indo até a rotatória localizada em frente à Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital, para acessar a BR.

Mas, segundo o governo de Pernambuco, os transtornos estão mais perto de acabar. A previsão é de que os congestionamentos terminem no fim de dezembro, quando a implantação do novo pavimento deve ser finalizada, melhorando o tráfego dos veículos e fazendo valer a redução de 35 minutos no tempo de viagem no trecho de quase sete quilômetros.

As obras já estão com mais de 50% da execução concluída e a previsão é de que sejam finalizadas em fevereiro de 2023. Pelo menos por enquanto. Esse já era o prazo estimado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), responsável pelo alargamento. E ele poderá ser cumprido devido ao fim do período das chuvas.

DESVIOS E INTERDIÇÕES

A última alteração na circulação começou no domingo (20/11). Devido ao avanço na pavimentação em concreto da pista principal, num trecho de três quilômetros, entre os Km 4,7 e 7,7, o trecho da rodovia sobre a BR-101, no entroncamento com a Avenida Abdias de Carvalho, no Bongi, teve que ser interditado no sentido capital-interior.

Elayne Costa / Seinfra - As obras já estão com mais de 50% da execução concluída e a previsão é de que sejam finalizadas em fevereiro de 2023

Assim, o tráfego está sendo desviado para a alça de acesso à BR-101. Os motoristas que seguem pela Abdias de Carvalho e querem chegar à BR-232 em direção ao interior têm que acessar a pista principal da BR-101 no sentido Paulista até a Reitoria da UFPE. Em seguida, retornam na rotatória e seguem pela pista lateral no sentido Ceasa, entrando na alça à direita, após o posto da PRF, para chegar à BR-232.

O mesmo desvio vale para os condutores que trafegam pela Avenida Recife. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), o trajeto dos desvios está sinalizado para orientar os motoristas.

CONHEÇA O PROJETO

A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.

Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.

Além da recuperação do pavimento - que será de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessível aos modais ativos (bicicletas e pedestres).

Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.

A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões.

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