TRANSPORTE PÚBLICO

AUMENTO DAS PASSAGENS: tarifas de ÔNIBUS, METRÔS e TRENS vão subir em janeiro? Entenda

Governadores já começam a falar em congelamento e até adoção da Tarifa Zero. É preciso lembrar, ainda, dos recursos do Auxílio Transporte, dado para evitar novos aumentos

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 09/12/2022 às 9:48 | Atualizado em 09/12/2022 às 12:03
Rovena Rosa/Agência Brasil
O mês de janeiro se aproxima e, com ele, os reajustes das passagens do transporte público coletivo no Brasil. Já é uma regra nacional - FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil
Leitura:

O mês de janeiro se aproxima e, com ele, os reajustes das passagens do transporte público coletivo no Brasil: ônibus, metrôs, trens e até mesmo VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos). Já é uma regra nacional.

Janeiro de 2023, entretanto, poderá ser diferente de outros anos em algumas cidades e Estados. Não só porque o uso do transporte público como justiça e inclusão social ganhou força no Brasil com a adoção do Passe Livre nas Eleições 2022 - quando quase 400 cidades e todas as capitais brasileiras adotaram a Tarifa Zero principalmente no segundo turno -, mas também porque a crise econômica tem pesado no bolso dos passageiros.

E, como consequência dessa fuga, a debandada do passageiro para outros modais de transporte, como as motos, o Uber e a 99 Moto, a bicicleta e a caminhada em algumas situações. Não é à toa que somente os ônibus perderam quase 11 milhões de passageiros durante a pandemia.

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: gratuidade no transporte público vira fenômeno nacional com forte adesão de capitais e cidades

AUXÍLIO TRANSPORTE PÚBLICO

Além de todos esses fatores, a sociedade precisa cobrar e os gestores públicos considerar, os R$ 2,5 bilhões do chamado Auxílio Transporte Público, a ajuda federal dada para cobrir os custos com a gratuidade dos idosos.

AUXÍLIO TRANSPORTE PÚBLICO: recursos para os ônibus já estão no caixa do GOVERNO DO ESTADO, mas dúvidas sobre DIVISÃO persistem

AUXÍLIO TRANSPORTE PÚBLICO: confira como serão divididos os R$ 130 milhões que Pernambuco receberá do governo federal

O valor, inserido na chamada PEC Kamikaze, aprovada como estratégia do governo federal para tentar vencer as Eleições 2022, foi dividido entre 19 estados, 535 municípios brasileiros e o Distrito Federal. Somente Pernambuco recebeu R$ 130 milhões, além de R$ 10 milhões para o Metrô do Recife.

METRÔ DO RECIFE: mesmo com crise e sucateado, sistema pernambucano vai receber pouco dinheiro de AUXÍLIO TRANSPORTE PÚBLICO. Veja o valor

JC IMAGEM
Além da crise, a sociedade precisa cobrar e os gestores públicos considerar os R$ 2,5 bilhões do chamado Auxílio Transporte Público, a ajuda federal dada para cobrir os custos com a gratuidade dos idosos - JC IMAGEM

CONGELAMENTO DAS PASSAGENS

Na quarta-feira (7/12), o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), levantou a possibilidade de congelar as tarifas de ônibus, trens e metrô na capital paulista em 2023. Afirmou, ainda, que já estaria em negociação com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), um entusiasta da medida e que, logo após as Eleições 2022, solicitou um estudo sobre a viabilidade da gratuidade no transporte na capital paulista.

"Acho uma coisa muito viável. É questão de acertar o tamanho do subsídio, mas acho muito viável de acontecer", afirmou Tarcísio de Freitas. Em São Paulo, atualmente o valor das tarifas de cada meio de transporte é de R$ 4,40. Em Pernambuco, por exemplo, o Anel A, utilizado por 83% dos passageiros, é apenas R$ 0,30 mais barato: R$ 4,10.

TARIFA ZERO

O governador eleito de São Paulo cogitou, ainda, uma possível implantação da Tarifa Zero, embora com bem menos empolgação. Ao jornal Folha de São Paulo, Tarcísio disse que a ideia é difícil e desafiadora, mas que seria debatida.

"Estaremos abertos para discutir isso com a prefeitura, e temos sido parceiros nisso. Só que eu vejo uma dificuldade financeira de isso se sustentar", afirmou, acrescentando que seria necessário aplicar a Tarifa Zero aos três modais ao mesmo tempo.

Isso porque, no caso da capital paulista, devido à ampla integração entre ônibus, metrôs e trens, seria quase inviável conceder um benefício desse porte a apenas um dos modais. Seria injusto socialmente e complicado operacionalmente. Já que a prefeitura gerencia a operação dos ônibus e o governo do Estado cuida do transporte metroferroviário.

Segundo cálculos da SPTrans, atualmente já existe uma diferença entre o valor da passagem definido pela prefeitura (R$ 4,40 desde janeiro de 2020) e o seu custo, de R$ 7,96. Para amenizar de alguma forma esse impacto no bolso do cidadão, a prefeitura repassa às empresas de ônibus um subsídio, renomeado como tarifa de remuneração. O subsídio foi de R$ 4,6 bilhões em 2022 e, em 2021, o repasse foi de R$ 3,3 bilhões.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
O mês de janeiro de 2023, entretanto, poderá ser diferente de outros anos em algumas cidades e Estados - GUGA MATOS/JC IMAGEM

PERNAMBUCO

A situação em Pernambuco ainda não tem qualquer definição. As passagens de ônibus - sistema gerido pelo governo do Estado - aumentaram quase 10% no início de 2022, mas com a mudança de gestão, o silêncio predomina.

Aumento das passagens de ônibus no Grande Recife: como esperado, reajuste de quase 10% é aprovado. Veja novos valores

A equipe do governador Paulo Câmara (PSB) não tem mais porque se posicionar - o que é o correto, já que a gestão está no fim - e a da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) silencia.

GOVERNO DE TRANSIÇÃO: principais problemas do transporte público do Grande Recife são questionados por equipe de Raquel Lyra

Diversas informações foram solicitadas pela equipe de transição e entre elas há vários questionamentos que irão embasar a decisão do futuro governo estadual. Mas por enquanto o silêncio predomina e é impossível saber se Raquel Lyra irá ou não aumentar as passagens em janeiro de 2023.

Comentários

Últimas notícias