TRANSPORTE PÚBLICO

MEIA PASSAGEM AOS DOMINGOS: benefício voltará a valer nos ÔNIBUS? Entenda

Gratuidade foi lançada em 2017 e suspensa no início da pandemia de covid-19

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 09/12/2022 às 17:35
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
O benefício estimulava o uso do transporte público e o lazer da população, sendo uma importante medida de inclusão social - FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

O assunto virou quase proibido em Pernambuco. A meia passagem aos domingos nos ônibus da Região Metropolitana do Recife - um benefício que estimulava o uso do transporte público e o lazer da população - é uma daquelas medidas públicas que estão quase virando lenda urbana.

O desconto foi criado em 2017, mas terminou suspenso em 2020, no auge da pandemia de covid-19, e segue assim desde então. A suspensão deixou de 30% a 40% dos passageiros sem o benefício.

Cadê a meia passagem aos domingos nos ônibus do Grande Recife?

Meia passagem aos domingos só com cartão VEM Comum para reduzir dinheiro e assaltos a ônibus

Depois de algum tempo, a meia-passagem, inclusive, passou a ser vinculada ao cartão VEM como forma de estimular o fim da circulação de dinheiro nos coletivos. A diferença do valor, vale ressaltar, era coberta pelo governo de Pernambuco - gestor do Sistema de Transporte Público da RMR (STPP/RMR).

RETOMADA DO BENEFÍCIO

Depois de quase três anos, não existe qualquer previsão de que o benefício seja retomado aos domingos. O governo Paulo Câmara (PSB) chega ao fim sem dar qualquer sinalização sobre a volta da meia passagem aos domingos.

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: gratuidade no transporte público vira fenômeno nacional com forte adesão de capitais e cidades

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh) e o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) não se posicionaram sobre o tema, o que é de se esperar a poucos dias do fim do mandato. A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também não se posicionou e só irá fazê-lo depois que assumir, em janeiro.

AUMENTO DAS PASSAGENS: tarifas de ÔNIBUS, METRÔS e TRENS vão subir em janeiro? Entenda

SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também não se posicionou sobre a meia passagem e só irá fazê-lo depois que assumir, em janeiro - SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM

EXPLOSÃO COM A GRATUIDADE DAS PASSAGENS

Apesar do silêncio, há lições a serem aprendidas sobre os efeitos positivos de medidas sociais no transporte público do Brasil. A adoção por quase 400 cidades e todas as 27 capitais brasileiras do Passe Livre nas Eleições 2022, principalmente no segundo turno, é a principal delas.

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: demanda de passageiros no segundo turno aumentou 115% em relação aos domingos no Grande Recife

No Brasil, o Passe Livre nas Eleições 2022 virou um sucesso nacional. Levantamento de entidades que lutam pela prática como política de inclusão social - muito além das estratégias eleitorais - apontou que 378 cidades não cobraram a tarifa dos passageiros no domingo (30/10). A estimativa era de que 98,2 milhões de pessoas foram beneficiadas. Os metrôs e trens, vale ressaltar, não tiveram a mesma adesão que os sistemas de ônibus.

PASSE LIVRE: equipe de LULA promete debater gratuidade no transporte público em 2023

Em Pernambuco, a gratuidade nos ônibus da RMR para estimular o voto do cidadão no segundo turno também foi um sucesso, reforçando o caráter de inclusão social da medida, indo além da estratégia política.

Números apresentados pela Urbana-PE (o sindicato das empresas de ônibus e quem controla o sistema de bilhetagem eletrônica dos coletivos do Grande Recife) mostraram que a demanda aumentou 115% em relação aos domingos comuns e 59% na comparação com o primeiro turno, quando o governo de Pernambuco não ofereceu gratuidade e uma tímida oferta de transporte.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Depois de quase três anos, não existe qualquer previsão de que o benefício seja retomado aos domingos. O governo Paulo Câmara (PSB) chega ao fim sem dar qualquer sinalização sobre a volta da meia passagem aos domingos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

APELOS PELA MEIA PASSAGEM AOS DOMINGOS

“Não há justificativa alguma para a meia passagem ainda não ter sido retomada no Recife. Tenho cobrado essa volta faz tempo. Mas, agora, além do retorno imediato do benefício aos domingos, também vamos lutar pela gratuidade total e todos os dias. Há um grande movimento pela Tarifa Zero em todo o País e acredito que o Recife não pode ficar de fora”, defende o vereador do Recife Rinaldo Junior (PSB), que passou o ano de 2022 cobrando a volta da meia passagem aos domingos ao governo de Pernambuco.

“Atualmente, 710 mil pessoas se deslocam todos os dias nos ônibus do Grande Recife, e um percentual de 30% a 40% utilizam os coletivos aos domingos para trabalho, lazer e passeio com a família. Embora a gestão do benefício seja estadual, a pressão do vereador é vista como positiva para ajudar no retorno da meia passagem aos domingos.

A decisão de suspender o benefício na RMR foi tomada em ad referendum pelo então presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que na época era Marcelo Bruto. Mudou o comando, mas a decisão do Estado não foi alterada.

O Estado manteve o programa de Tarifa Social, com desconto de R$ 1 para quem usa os ônibus fora dos horários de pico, mas apenas nos dias úteis. O benefício aos domingos, que foi criado para ajudar no lazer da população, não foi mais discutido.

Comentários

Últimas notícias