TRANSPORTE PÚBLICO

TERMINAL JOANA BEZERRA passa a operar com INTEGRAÇÃO TEMPORAL. Confira quando e o que muda

TI Joana Bezerra terá primeira fase da integração temporal e será o 21º dos 26 TIs do Grande Recife a receber a tecnologia

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 19/12/2022 às 17:01 | Atualizado em 19/12/2022 às 17:14
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Vale destacar que a integração temporal só é válida com a utilização dos cartões VEM. O VEM Comum estará sendo distribuído entre os passageiros - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O Terminal Integrado Joana Bezerra, um dos mais importantes do transporte público do Grande Recife por fazer a conexão entre as Zonas Norte e Sul da capital e da Região Metropolitana, vai passar a operar com integração temporal entre os ônibus e o metrô. Será o 21º dos 26 TIs do Grande Recife a receber a tecnologia.

A integração temporal, para quem não sabe, é um sistema que permite o uso sem custo entre os diferentes tipos de transporte por um período determinado. No caso de Pernambuco - e de muitas cidades -, o intervalo é de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta).

A primeira fase do processo começa no próximo sábado (24/12). Assim, os passageiros que chegarem ao TI Joana Bezerra e quiserem integrar com o Metrô do Recife terão que utilizar os cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) para ter acesso. Atualmente, essa movimentação é livre, sem a exigência de uso do VEM.

Integração temporal avança no Grande Recife e chega ao TI Aeroporto

Integração temporal para fugir dos congestionamentos no transporte público

No sentido contrário, metrô-ônibus, o acesso aos coletivos não sofre alterações. Os passageiros seguem embarcando pelas portas do meio ou traseira.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), os passageiros devem estar atentos porque a integração temporal só é válida com a utilização dos cartões VEM. Passagens pagas em dinheiro não permitem a adesão à integração sem custo de uma nova passagem.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Caminho ainda é longo e são muitas unidades que ainda precisam receber melhorias, mas trabalho vem sendo feito - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

CARTÕES VEM GRATUITOS

Quem ainda não tem o cartão VEM poderá adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Joana Bezerra. Segundo o CTM, é só procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e a filiação materna.

A promessa é de que o cartão será entregue em seguida. E, se o passageiro preferir, poderá realizar a recarga sem pagamento de taxas.

ESTATÍSTICAS

O sistema de bilhetagem eletrônica, que viabiliza a integração temporal, possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o CTM no planejamento das linhas de ônibus.

Em 2021 e 2022,passaram a contar com a integração temporal os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

RENATO RAMOS / JC IMAGEM
Terminais Integrados do Grande Recife estão sendo reformados sob gestão privada num contrato de 35 anos. Na foto, TI Joana Bezerra - RENATO RAMOS / JC IMAGEM

DESCONTO INDEVIDO

Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações.

Comentários

Últimas notícias