VÍDEO: passageiros INVADEM cabine de MAQUINISTA do Metrô do Recife
Flagrante foi feito na Linha Centro do sistema, que sofre com superlotação diária nos horários de pico e sucateamento por falta de recursos
Um vídeo do circuito interno da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) mostra o momento em que passageiros invadem a cabine do maquinista de uma das composições do Metrô do Recife. Nas imagens é possível ver quatro homens forçando a janela da porta de acesso à área restrita aos maquinistas e, aparentemente, se divertindo com a situação.
Também fica claro que o grupo se dirige à cabine por brincadeira, já que, pelo menos naquele momento, a composição não estava lotada como costuma acontecer diariamente no sistema, nos horários de pico da manhã e da noite.
Sabemos da desumana lotação diária do Metrô do Recife e tentamos, com reportagens, mudar esse cenário de sucateamento do sistema. Mas a invasão da cabine da composição, além de perigosa, assusta porque mostra que os passageiros estão perdendo todos os limites, de fato.
- METRÔ DO RECIFE: diante das QUEBRAS constantes, você é a favor ou contra a PRIVATIZAÇÃO do sistema pernambucano?
- PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ: TCE recomenda suspensão do leilão do Metrô de Belo Horizonte. Decisão tem impactos no futuro do Metrô do Recife. Entenda
- SUCATEAMENTO DO METRÔ DO RECIFE: Linha Sul é paralisada após trem descarrilar. Veja imagens
- Metrô do Recife: sucateamento do sistema denunciado ao Ministério Público Federal
E que a população parece estar alimentando ódio pelo transporte público, serviço tão essencial e que responde por mais de 80% dos deslocamentos nos centros urbanos. As cabines dos sistemas são restritas aos maquinistas, que conduzem, com a ajuda do Centro de Controle Operacional (CCO), os trens.
VEJA O VÍDEO:
O QUE DIZ A CBTU RECIFE
A CBTU Recife afirmou estar apurando o caso. Diz que não houve perigo para a operação porque a cabine não estava ativada e que tenta identificar os "passageiros"... ou seriam vândalos?
“Sobre o caso da invasão da cabine do maquinista, a CBTU Recife informa que a cabine em questão não estava em utilização no momento e que todos os comandos de cabine do lado oposto ao movimento do trem ficam isolados e não podem ser utilizados por ninguém para movimentar o trem. Sobre a pessoa em questão, quando for identificado em nosso sistema de câmeras, será feito o boletim de ocorrência em delegacia”, afirmou por nota.
ACOMPANHE OUTRAS REPORTAGENS SOBRE A CRISE DO METRÔ DO RECIFE:
FUTURO DO METRÔ DO RECIFE é decidido. Sistema será concedido à iniciativa privada. Confira detalhes