De acordo com informações da Agência Brasil, pilotos e comissários de voo de todo o Brasil estão em acordo para uma deflagrar, já na próxima segunda-feira (19), uma greve de cunho nacional.
De acordo com o Sindicato Nacional de Aeronautas (SNA), a iniciativa visa incluir as principais companhias aéreas do país e a decisão foi resultado de uma reunião de membros da categoria, não há previsão de duração.
GREVE AEROPORTO BRASIL
É válido esclarecer que, até o momento, a greve está apenas deflagrada, isto é, ainda não se concretizou.
De acordo com a categoria, o intuito da greve parte da "frustração das negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho".
Estes são os principais pontos de reivindicação dos pilotos e comissários de bordo:
- Recomposição das perdas inflacionárias;
- Ganho real nos salários e benefícios;
- Redução dos altos preços das passagens aéreas;
- Melhorias nas condições de trabalho para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, com o intuito de melhor definir horários de início de folgas e a proibição de futuras alterações;
- Cumprimento de regras já existentes, como os limites de tempo em solo entre etapas de voos já existentes.
[...] as empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas. Os pilotos e comissários de voo do Brasil contam com a compreensão da sociedade e com o bom senso das companhias aéreas para evitar transtornos.Sindicato Nacional de Aeronautas
Em nota oficial de réplica, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) afirmou que já foi oferecido o reajuste de 100% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) para os seguintes âmbitos:
- Piso salarial da categoria;
- Diárias nacionais;
- Seguro de vida;
- Vale alimentação.
A entidade também afirmou que já foram oferecidas as garantias da data base de 1º de dezembro e todas as cláusulas da Convenção Coletiva, mas que não houve um retorno, negativo ou positivo, por parte dos trabalhadores.
No momento, o acordo segue em discussão entre o SNA e o SNEA.
QUAIS AEROPORTOS VÃO ENTRAR EM PARALISAÇÃO?
Conforme mencionado, a paralisação está prevista para a próxima segunda-feira (19) e deve ocorrer, daí por diante, das 6h às 8h
Veja a seguir a lista de estados cujos maiores aeroportos devem ser alvos do movimento organizado pelos pilotos e comissários:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Campinas;
- Porto Alegre;
- Brasília;
- Belo Horizonte;
- Fortaleza.
O SNA ainda garantiu que a greve, uma vez em ocorrência, não deve atingir voos com a finalidade de transporte de transplante, vacinas ou pacientes em atendimento médico.