Começou a circular nas redes sociais, desde a terça-feira (20/12), a informação de que o presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iria isentar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2023.
As notícias sobre o imposto, cobrado anualmente das pessoas que possuem veículos automotores, como carros, motocicletas e caminhões, ganham força nessa época do ano porque é quando os novos valores e calendários são divulgados pelos estados.
Mas a informação é falsa, ou seja, não passa de boato. É mais uma fake news.
Primeiro, porque Lula ou qualquer presidente da República não poderia intervir sobre o IPVA, já que é um imposto cobrado e pago aos governos estaduais, que ficam com as altas arrecadações (em milhões, vale ressaltar).
COMO SURGIU O BOATO DA ISENÇÃO DO IPVA
O boato vem circulando desde a divulgação de uma reportagem do Valor Econômico informando que haveria um aumento médio de 10% na arrecadação do valor do IPVA em todo o País. A alta se daria devido ao crescimento do valor dos veículos novos e usados.
Outra razão para a boataria teria sido a promessa de congelamento da taxa do IPVA por quatro anos feita pelo futuro ministro da Fazenda de Lula, Fernando Haddad, quando disputou o governo de São Paulo nas Eleições 2022.
IPVA 2023: o que é o IMPOSTO e o que se sabe sobre o PAGAMENTO