SECRETÁRIOS RAQUEL LYRA: "O transporte público terá prioridade absoluta", garante NOVO secretário de MOBILIDADE e INFRAESTRUTURA de Pernambuco

Na nova concepção administrativa do governo estadual, Raquel Lyra decidiu retirar a gestão da mobilidade urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e uni-la à pasta de infraestrutura
Roberta Soares
Publicado em 30/12/2022 às 19:12
Nome do engenheiro civil foi anunciado pela governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra, depois de muito mistério e pressão Foto: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM


O novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, o engenheiro civil Evandro Avelar, 60 anos, garantiu que o transporte público será prioridade absoluta na sua futura gestão. Avelar teve seu nome anunciado nesta sexta-feira (30/12) pela governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Entre as novidades da pasta, a junção da infraestrutura rodoviária com a gestão do transporte público da Região Metropolitana do Recife e do sistema intermunicipal (serviço que atende a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão pernambucanos).

Na nova concepção administrativa do governo estadual, Raquel Lyra decidiu retirar a gestão da mobilidade urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e uni-la à pasta de infraestrutura.

“O transporte público terá prioridade absoluta. Não é um problema fácil de resolver, mas vamos trabalhar para isso. É um grande desafio, mas tenho experiência na área e vou fazer o melhor”, afirma.

Assim, ficarão sob o comando de Avelar o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).

FORTALECIMENTO DO CONSÓRCIO DE TRANSPORTE

Entre as primeiras missões, o fortalecimento do Consórcio Metropolitano de Transportes. “Essa será a missão inicial: fortalecer o consórcio metropolitano. Não existe sistema de transporte com um órgão gestor fraco. Vamos retomar o papel de gestão, de gerenciamento, para o qual o CTM foi criado”, diz.

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Para isso, convencer os municípios da Região Metropolitana do Recife a aderirem ao consórcio. “Vamos chamar os demais municípios para participar. É inadmissível que a RMR tenha 14 cidades e só duas façam parte quando o problema é comum a todas”, argumenta.

Enquanto diretor-presidente da antiga Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e como secretário das Cidades de Pernambuco, nas gestões Jarbas Vasconcelos (MDB), Evandro Avelar coordenou a criação do CTM. Engenheiro civil, na gestão Jarbas Vasconcelos (MDB) foi um dos coordenadores da operação para retirada dos antigos kombeiros, profissionais que faziam o transporte de passageiros com Kombis no Recife.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM - Estamos falando de um sistema que movimenta R$ 1 bilhão por ano e que tem na tarifa paga pelo passageiro a principal fonte de renda. Uma realidade que fragiliza ainda mais o sistema e que gera ainda mais injustiça social

METRÔ DO RECIFE

O novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco também garante que, com o aval de Raquel Lyra, vai enfrentar o problema do Metrô do Recife. “É um problema super complexo, mas vamos enfrentá-lo sim. Embora seja um sistema federal, transporta a população da nossa região metropolitana. O metrô precisa de investimentos e vamos em busca disso”.

"Também vamos cuidar da modernização da frota de ônibus e dar clareza aos contratos e aos custos operacionais dos operadores dos sistemas de transporte público”. Sobre os contratos de concessão pública dos terminais integrados, estações de BRT e abrigos de ônibus, assinados recentemente pela gestão Paulo Câmara, Avelar afirma que a terceirização do serviço é algo importante. “Se os contratos estiverem num bom caminho iremos fortalecê-los”.

GUGA MATOS/JC IMAGEM - A destinação dos recursos arrecadados com o IPVA não é, obrigatoriamente, para a mobilidade urbana, como muitos imaginam

PLANOS PARA A INFRAESTRUTURA

O novo secretário também admitiu que assume a pasta com o desafio de viabilizar o polêmico Arco Metropolitano, projeto de infraestrutura rodoviária que há quase 20 anos é discutido para desafogar a RMR sem nunca ter saído do papel, e cuidar de obras importantes que estão em andamento, como a requalificação da PE-15, entre Olinda e Igarassu, no Grande Recife, que é um eixo de transporte urbano fundamental para a RMR.

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“O Arco Metropolitano é, sem dúvida, o grande desafio. Precisamos viabilizá-lo porque temos um sistema rodoviário saturado e que passa por dentro dos centros urbanos. Sabemos que é polêmico, mas vamos conversar com clareza com políticos, prefeitos, empresários e sociedade para tratar do desenvolvimento do Estado e, assim, atender às demandas sociais”, promete.

PERFIL DO NOVO SECRETÁRIO DE MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA

Evandro Avelar também foi secretário estadual de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, e presidente do Porto de Suape. Também atuou como secretário municipal de pastas ligadas à infraestrutura em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Estava atuando, antes de aceitar o convite de Raquel Lyra, como assessor especial da Prefeitura de Olinda, sendo responsável por viabilizar projetos como a requalificação da Avenida Presidente Kennedy - dívida histórica do município com a população e o transporte público urbano.

Em Olinda também foi o articulador do projeto de implantação do Binário Bairro Novo/Casa Caiada, que pretende requalificar um dos principais corredores viários da cidade: a Avenida Getúlio Vargas.

 

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