A blindagem de carros está paralisada temporariamente no Brasil, após uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em 2022, a blindagem de carros bateu recorde histórico no País. Dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) mostram que foram blindados 25.916 veículos no ano passado.
Em 2021, o número foi de 20.024. O crescimento foi de 29,56%.
A Carbon Blindados, empresa blindadora de veículos civis, é exemplo disso, já que vem batendo recordes nos últimos dois anos: em 2020 foram 2.500 blindagens, em 2021, 3 mil e em 2022, 3.400.
Segundo a empresa, 80% dos consumidores que procuraram a blindagem de carros entre janeiro e outubro de 2022 são de São Paulo. Em segundo lugar estão Minas Gerais (10%) e Rio de Janeiro (6%).
O Brasil é o país com maior número de carros blindados do mundo. Um dos fatores que fez ampliar o número de blindagens no País foi a sensação de insegurança da população.
LULA PROIBIU BLINDAGEM DE CARROS?
Os registros dos carros blindados estão suspensos após Lula revogar um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que retirava a exigência do CR (certificado de registro) para donos de carros blindados.
Com a decisão, representantes do Exército de alguns regiões suspenderam os registros, fazendo com que muitas blindadoras parassem de funcionar.
Já clientes que solicitaram e pagaram o serviço estão sem conseguir receber os carros.
LULA PROIBIU a BLINDAGEM de VEÍCULOS? Confira no vídeo:
CARROS MAIS BLINDADOS
Segundo a Abrablin, os consumidores procuram mais o serviço de blindagem para SUVs.
Já a marca que mais teve carros blindados nos últimos anos foi a Toyota, com 10.743 unidades protegidas entre 2019 e 2022. Em segundo e terceiro lugar estão a Jeep e a Volkswagen.
Veja a seguir as marcas e carros mais blindados em 2022 (janeiro a outubro), de acordo com a Carbon Blindados:
- Volvo (Volvo XC60 SUV e Volvo XC90 SUV)
- Jeep (Jeep Commander SUV e Jeep Compass SUV)
- BMW (Série 3 Sedan e X1 SUV)
- Toyota (Toyota Corolla Cross e Sedan)
- Volkswagen (Taos SUV e T-Cross SUV)
*Com informações do UOL Carros