Pelo menos na visão da Prefeitura do Recife, o Expresso Folia, serviço de ônibus sem paradas que leva o folião até o principal polo do Carnaval da capital - o Bairro do Recife -, foi um sucesso no Carnaval 2023.
Durante entrevista coletiva para apresentar os números da festa popular na capital, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que o Expresso Folia teve 86% de aprovação dos quase 34 mil passageiros que utilizaram o serviço nos quatro dias de folia.
O serviço iniciou a operação ainda no Sábado de Zé Pereira (18/2), dia do desfile do Galo da Madrugada, com saída dos shoppings RioMar, Plaza, Recife e Tacaruna.
“Nunca tinha usado o Expresso Folia para ir ao Bairro do Recife e gostei muito. Utilizei no domingo. Enquanto estava a maior dificuldade para conseguir Uber e táx, como sempre acontece, voltei sem dificuldades. Gostei tanto que no outro dia já comprei antecipado”, relata o universitário Carlos Eduardo Lima, que usou o serviço expresso pela primeira vez.
Foram transportados no período 33.676 foliões pelo Expresso da Folia, que já é oferecido há 20 anos. A quantidade de passageiros transportados pelo serviço em 2020 e em anos anteriores, entretanto, não foi informada pelo município para se avaliar se a demanda aumentou ou reduziu este ano.
Diferentemente dos serviços expressos criados pelo governo do Estado, o Expresso Folia do Recife contou com faixa exclusiva de circulação nos trechos mais complicados das vias que dão acesso à área central do Recife: Bairro do Recife e bairros de Santo Antônio e São José.
E apesar de as Faixas Azuis terem sido liberadas ao tráfego de veículos particulares. Segundo a Prefeitura do Recife, 2,7 milhões de foliões curtiram as festas de Momo nos 44 polos da cidade, com uma média de 300 mil pessoas por dia no principal polo da cidade, o Marco Zero, no Bairro do Recife.
Durante a coletiva, o prefeito João Campos (PSB) avaliou o Carnaval 2023 positivamente. “Nosso Carnaval foi muito organizado e teve muita tranquilidade. É uma festa muito grande e que, este ano, havia uma expectativa muito grande”, afirmou.
“Naturalmente que eventos pontuais acontecem, ainda mais numa festa do tamanho da nossa, mas a avaliação é de que realizamos um grande Carnaval, marcado por muita pacificação e muita presença em toda a cidade”, seguiu.
O fato de termos uma folia espalhada dificulta a operacionalização, sem dúvida, mas o Carnaval do Recife se consolidou como uma festa única, de muita tradição”, finalizou.