Neste domingo (12/3), quando o Recife e Olinda comemoram aniversário - 486 anos e 488 anos, respectivamente -, que tal pegar a bicicleta e dar uma pedalada por alguns pontos das cidades irmãs para conhecê-las melhor ou, no mínimo, vê-las de outra forma, por outros ângulos?
A Tembici, que opera o Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas públicas que funciona no Recife e em alguns poucos pontos de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, fez um roteiro para estimular a pedalada.
É claro que, apesar dos avanços e melhorias, a malha cicloviária do Recife e, principalmente, a de Olinda têm problemas estruturais, de sinalização e segurança. Não há como negar. Mas a expansão é fato e é possível, sim, fazer um bom passeio.
Confira as dicas de rotas e divirta-se!
Com estações do Bike PE em sete estabelecimentos públicos da cidade, a rota dos mercados é repleta de muita história e arquiteturas únicas, que ajudam a contar um pouco sobre a história do povo e cultura recifenses. Nesse trajeto, o ciclista cruzará com o Mercado Boa Vista, Mercado da Encruzilhada, Mercado Eufrásio Barbosa, Mercado Casa Amarela, Mercado da Madalena, Mercado do Cordeiro e Mercado Novo Água Fria.
As três rotas de Ciclofaixas de Lazer atendem diretamente a pelo menos cinco dos sete mercados. As exceções são o Mercado do Cordeiro e o Mercado Novo de Água Fria.
Saindo do Parque da Jaqueira, uma das áreas verdes mais famosas da cidade, o percurso de bicicleta até o Bairro do Recife pode ser feito pelas ciclofaixas da Rua do Futuro, Rua Amélia, Rua da Hora e Rua Leopoldo Lins. Depois, é seguir pela ciclovia da Avenida Mário Melo até o Boulevard Rio Branco, na Avenida Rio Branco, coração do Bairro do Recife (Recife Antigo).
No Boulevard Rio Branco é possível aproveitar as mesinhas na calçada para finalizar a tarde com vista para o Marco Zero, um dos locais mais bonitos da capital pernambucana. Na rota também é possível passar por importantes marcos da cidade como Museu do Frevo, Centro Cultural Cais do Sertão, Marco Zero e Praça do Arsenal.
No bairro da Casa Amarela, além da oportunidade de conhecer ruínas do Antigo Arraial de Pólvora do Bom Jesus, é possível praticar longas caminhadas na pista de cooper do local. Com uma ciclofaixa disponível para facilitar o trajeto, saia do Sítio da Trindade e siga até o Parque da Jaqueira, onde a ciclofaixa continua pela Rua do Futuro e se encontra com a Avenida João de Barros, o principal canal de acesso ao Parque Treze de Maio.
O passeio começa em um polo cultural (o Bairro do Recife) e termina na belíssima Praia de Boa Viagem, um dos principais cartões postais da cidade de Recife. O percurso da Orla de Boa Viagem é a escolha ideal para aqueles que planejam conhecer os principais pontos turísticos de Recife sem abrir mão de pedalar.
Além do charmoso centro histórico, o ciclista também pode desfrutar das belezas de Olinda por meio de um delicioso passeio de bike pela Orla de Olinda. Saindo da Praça Doze de Março, em menos de três quilômetros é possível chegar até à praia de Casa Caiada, um dos melhores pontos de Olinda para curtir a praia ou apreciar a vista do mar.
Em dias de ciclofaixa de lazer (domingos e feriados), é possível iniciar o percurso do Centro Histórico com duas opções de saída: Largo do Varadouro ou Igreja do Carmo. Sem a ciclofaixa, o ciclista pode realizar o trajeto utilizando a larga calçada da orla.
Em comemoração ao aniversário do Recife e Olinda, a Tembici também está lançando uma promoção de cadastro no sistema Bike PE. As pessoas que fizerem cadastro durante o mês de março terão um plano especial no valor de R$ 4,86 por 7 dias de assinatura.
Mas atenção: o plano vale apenas para novos usuários até o fim do mês e é preciso ter cartão de crédito para fazer uso do sistema.