O Sindicado dos Metroviários de São Paulo deflagrou, nesta manhã de quinta-feira (23), uma greve com a finalidade de paralisar linhas da rota do Metrô de São Paulo como forma de reivindicação às atuais condições de trabalho da categoria.
Nesta matéria, entenda a greve dos metroviários desta quinta-feira (23), veja quais linhas estão paralisadas e quando o Metrô deve voltar ao funcionamento normal:
MOTIVO DA GREVE DO METRÔ
A deflagração da greve da categoria se dá em forma de reivindicação das atuais condições de operação dos metroviários, com destaque do Sindicato para o seguintes pontos:
- Fim das terceirizações;
- Concessão do pagamento de direitos;
- Abertura de concurso público para a ocupação de funcionários.
POR QUE O METRÔ SP ESTÁ EM GREVE?
Metrô se pronunciou de forma contrária à paralisação, em nota oficial, e afirmou que "não há justificativa para que o Sindicato dos Metroviários declare greve", já que a empresa tem buscado cumprir as exigências citadas.
Fignificativas quedas de arrecadação pela pandemia e não teve ainda o retorno total da demanda de passageiros, se comparada a 2019.Metrô de São Paulo.
No que se refere ao reajuste salarial, o Metrô afirmou que que tem buscado tornar possível concretizar a reivindicação por meio de esforços, mas que tem o reajuste tem sido dificultado pela atual condição econômica da empresa.
QUAIS LINHAS ESTÃO FUNCIONANDO METRÔ SP HOJE (23)?
As linhas do Metrô de São Paulo cuja paralisação interrompeu a operação nesta manhã foram as seguintes: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Estações como Tatuapé, localizada na Zona Leste, já amanheceram fechadas neste 23 de março, em razão da greve dos metroviários e da suspensão das atividades.
O METRÔ SP JÁ VOLTOU A FUNCIONAR HOJE (23)?
Às 8h57 desta manhã, informações do portal Carta Caital apontaram que, após negociações com o Sindicado dos Metroviários, o Metrô de São Paulo acatou as exigências para o encerramento da greve.
Nas próximas horas da manhã de hoje (23), portanto, as catracas já deverão começar a serem liberadas e as operações nas linhas paralisadas devem ser retomadas.
Em nota oficial, o perfil da empresa comunicou o encarramento da paralisação:
O Metrô comunicou ao Sindicato dos Metroviários a liberação do funcionamento do sistema nesta quinta-feira (23) com liberação total das catracas (catraca livre, entrada gratuita), de forma a não prejudicar ainda mais a população que depende do transporte. A medida será colocada em prática, condicionada ao retorno imediato de 100% dos funcionários da operação e manutenção, para garantir a segurança dos passageiros. A liberação deve gerar prejuízo dificultando ainda mais possibilidades futuras de pagamento dos abonos.Metrô de São Paulo.
Veja a publicação na íntegra:
Ver essa foto no Instagram