ÔNIBUS: MOTORISTAS pedem a volta dos COBRADORES em APENAS algumas linhas de ÔNIBUS

Discurso de acabar com a dupla função já foi deixado de lado pelos rodoviários, que pedem a manutenção do profissional apenas em algumas linhas com alta demanda de dinheiro
Roberta Soares
Publicado em 26/03/2023 às 8:30
A dura rotina dos motoristas de ônibus: o que era ruim ficou pior. Profissionais sofrem com calor, trânsito e violência. Também reclamam da falta de apoio dos passageiros Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


A volta dos cobradores aos ônibus já virou discurso do passado, até mesmo para os rodoviários. O sindicato da categoria entende que, de fato, a tecnologia já substituiu a necessidade do profissional e que é um caminho sem volta.

Agora, a defesa é outra: que o cobrador retorne ao menos às linhas que ainda têm alta demanda de passageiros pagantes. O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco indica pelo menos 71 linhas de ônibus que estariam nessa situação.

CONFIRA outras reportagens sobre A DURA VIDA DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS

ÔNIBUS: MOTORISTAS vivem difícil rotina de dirigir, passar troco e conviver com assaltos e agressões nos ÔNIBUS

ÔNIBUS: MOTORISTAS relatam rotina dura e que ficou ainda pior com a saída dos COBRADORES, as INVASÕES e o SURF nos ÔNIBUS

ÔNIBUS: retirada dos COBRADORES é caminho sem volta. Mas GOVERNO DE PERNAMBUCO promete moralizar TRANSPORTE PÚBLICO

“Sabemos que a retirada dos cobradores não tem volta, mas também sabemos que tirar o dinheiro de circulação é impossível. Por isso, sugerimos que o poder público avalie as linhas que ainda têm um número alto de pagantes em dinheiro e que o cobrador retorne para elas. Assim, o profissional poderá estar auxiliando o motorista, que nunca sofreu tanto como agora”, defende Aldo Lima, presidente da categoria.

AJUDA PARA EVITAR INVASÃO E VIOLÊNCIA NOS ÔNIBUS

Como esperado, o sindicato entende que a saída sem critério dos cobradores dos ônibus foi um divisor de águas na perda de qualidade de vida para os motoristas. Defendem, inclusive, que o profissional ajudaria a evitar as situações perigosas que têm sido vistas atualmente no sistema, principalmente o pulo de catracas.

“O cobrador cumpria um papel importante para evitar a invasão do sistema, não há como negar. Até porque trabalhar em dupla facilita muito mais a rotina dos profissionais. No caso do surf no ônibus também, porque o motorista deveria estar preocupado apenas com o trânsito. O cobrador tinha o papel de avisar que havia gente pendurada ou no teto dos veículos”, defende.

Aldo Lima lembra que a profissão de motorista de ônibus é uma das mais estressantes do mundo, ficando atrás apenas dos controladores de voo. “Já era difícil e está ainda pior. Ele lida com trânsito, surf nos ônibus, invasão, pulo de catraca, assaltos e as cobranças por parte das empresas. É pesado demais”, diz.

E apela para que o poder público traga mais segurança aos rodoviários e, consequentemente, aos passageiros do transporte público do Grande Recife.

 LINHAS QUE OS RODOVIÁRIOS DEFENDEM O RETORNO DOS COBRADORES:

Consórcio MobiBrasil - 03

Consórcio Recife - 05 (Parnamirim, Vasco da Gama -Derby, Vasco-Afogados, Av. Norte- Macaxeira, Vasco-Cruz Cabugá)

Globo: 05 (Av. Norte-Macaxeira, Córrego do Jenipapo, Nova Descoberta-Cruz Cabugá, Guabiraba-Derby, PE-15-Afogados)

Caxangá: 10

Borborema: 10

Mirim: 02

Potengy: 02

Consórcio Conorte: 06 (Pau Amarelo, Maranguape I e II, Conjunto Beira-Mar, Igarassu, Conjunto Praia do Janga)

Vera Cruz - 08

São Judas Tadeu - 05

Empresa Metropolitana - 10

Total : 71

 

TAGS
mobilidade Motorista de ônibus ônibus Rodoviários
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory