Nesta segunda-feira (15) os motoristas de aplicativos como Uber, 99 e Indrive irão realizar uma greve reivindicando melhores condições de trabalho e melhor remuneração.
Entregadores de delivery, como Ifood e Rappi também devem suspender os serviços por 24h. A paralisação deve acontecer em diversas cidades do país.
GREVE DOS MOTORISTAS DE APLICATIVO
Os trabalhadores alegam que o alto custo do combustível, assim como o baixo valor que é repassado aos motoristas são as principais motivações para a greve.
A paralisação é de iniciativa da Federação dos Motoristas Por Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp).
"As reivindicações são inúmeras, desde reajustes e repasses melhores nas tarifas, quanto à segurança, banimentos injustos, melhoria da plataforma no quesito ferramentas, mais dignidade, melhores condições de trabalho, dentre outros pontos", disse Eduardo Lima, presidente da Amasp e diretor da Fembrapp, por meio de nota.
A greve não promete fechamento de vias nem manifestações nas sedes das plataformas, apenas o desligamento dos aplicativos durante 24 horas.
Em Pernambuco, a greve deve atingir a região Metropolitana do Recife, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
"Não é justo as plataformas ficarem com até 60% do valor de uma viagem, banir o motorista injustamente e, ainda por cima, colocar no carro uma pessoa que a gente sequer conhece”, disse Thiago Silva, presidente da Associação dos Motoristas e Motofetristas por Aplicativo de Pernambuco.