Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
GREVE

COMO ESTÁ A GREVE DOS MOTORISTAS DE APLICATIVO AGORA? Confira em TEMPO REAL como está a PARALISAÇÃO dos MOTORISTAS da UBER, 99 e INDRIVE e QUANDO ACABA

Categoria deflagrou a paralisação na madrugada desta segunda-feira (15); usuários relatam aumento de até 50% no valor da corrida, cancelamentos e maior tempo de espera

Cadastrado por

Felipe Fernandes

Publicado em 15/05/2023 às 13:19 | Atualizado em 15/05/2023 às 13:47
Proposta foi apresentada em mais uma reunião do Grupo de Trabalho que discute a regulamentação trabalhista dos apps de transporte e delivery - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Nesta segunda-feira (15), motoristas de aplicativo, como Uber e 99, entraram em greve em todo o país, reivindicando melhores condições de trabalho.

A paralisação é uma iniciativa da Federação dos Motoristas Por Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp).

As entidades calculam que 70% dos profissionais da categoria do Brasil devem aderir à greve.

GREVE DOS MOTORISTAS DE APLICATIVO: ENTENDA

MOBILIDADE // UBER MOTO // 99 MOTO // MOTOCICLISTA DE APLICATIVO // MOTORISTA DE APLICATIVO // APLICATIVO DE TRANSPORTE // APP DE TRANSPORTE // PARALISAÇÃO DOS MOTORISTAS DE APLICATIVO // PARALIZAÇÃO DOS MOTORISTAS DE APP // mobilidade // uber moto // 99 moto // motociclista de aplicativo // motorista de aplicativo // aplicativo de transporte // app de transporte // paralização dos motoristas de aplicativo // paralização dos motoristas de app // moto de app // motoqueiro de aplicativo - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Os motoristas de aplicativo das empresas Uber, 99, inDrive, iFood e Rappi, deflagraram uma paralisação de 24 horas, começando na madrugada desta segunda-feira (15).

O motivo da greve é a insatisfação da categoria com as condições de trabalho. 

EXIGÊNCIAS

Os motoristas de aplicativo exigem das plataformas:

O presidente da Amasp, Eduardo Lima de Souza, disse que a paralisação é porque o motorista de aplicativo está recebendo o mesmo desde 2016.

“Até hoje, o motorista mantém o valor das corridas ganhando a mesma coisa. O setor automobilístico aumentou suas peças, o valor do veículo, o petróleo teve aumentos consecutivos, e as empresas não acompanharam esse aumento”, explicou.

COMO ESTÁ A GREVE AGORA?

Confira como está a greve dos motoristas de aplicativo em tempo real - Priscilla Du Preez/Unsplash

Em São Paulo, passageiros relatam cancelamentos de corridas, maior tempo de espera e aumento de até 50% nos preços.

A 99 informou, através de nota, que tem conversado com os motoristas do aplicativo e que tem programas de apoio à categoria.

"Ouvindo e conversando com cerca de 2 mil motoristas todos os meses, a 99 adotou soluções permanentes para incrementar os ganhos no app: foi a primeira plataforma a oferecer a taxa garantida, que assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%”.

A greve segue em todo o país, com previsão para durar até às 4h da terça-feira (16).

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS