A fragilidade das motocicletas e o medo que muitos passageiros têm de andar na garupa são vencidos pelas vantagens proporcionadas pelo veículo no deslocamento nos centros urbanos. Quem usa o serviço Uber e 99 Moto destaca a economia de tempo e de dinheiro.
E não há como negar a agilidade das motos. Passageiros e motoqueiros parceiros afirmam, inclusive, que o maior volume das viagens de motocicleta se dá, exatamente, nos horários de pico e com muitos deslocamentos para bairros distantes dos centros das cidades.
Não é à toa que as plataformas Uber e 99 têm investido fortemente no serviço nas centenas de cidades onde já atuam no Brasil. A Uber fala em 20 milhões de usuários do aplicativo em geral - incluindo as viagens de carros e motos -, enquanto a 99 apresenta o total de 1,5 milhão de clientes só do serviço 99 Moto.
O serviço de Uber Moto estaria operando em 170 cidades e o 99 Moto em mais de 3 mil municípios brasileiros.
Muitos dos usuários do serviço são passageiros de ônibus que trocam a viagem longa e sem prioridade nas vias dos coletivos pela moto. “Uso com frequência. Tenho medo, confesso, mas me atende bem demais. E conforme a distância, sai R$ 2 ou R$ 3 mais barato do que o coletivo”, diz a vendedora Maria Cláudia da Silva, que trabalha no Centro do Recife e reside em Nova Descoberta, na Zona Norte da capital.
“A diferença de tempo é muito grande. Economizamos muito tempo e é ainda mais barato do que o carro de aplicativo, que só compensa quando estamos em mais de uma pessoa”, afirma Carlos Henrique Pimentel, universitário que tem usado o Uber e 99 Moto com frequência para chegar à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife.
“Agora, é verdade que é perigoso. Eu sei disso e acredito que todo mundo que usa sabe. Por isso defendo uma regulamentação do serviço, com a capacitação dos motoqueiros e um controle maior sobre o uso correto dos capacetes, por exemplo”, reforça.
Além do aspecto econômico por ser uma fonte de renda para motoqueiros parceiros, o serviço de Uber e 99 Moto costuma destacar o papel de inclusão social que cumpre.
E a empresa 99 é a que melhor explora esse aspecto, não só com as motocicletas, mas também com os carros, sob a alegação de que chega onde outros aplicativos não vão.
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Dados recentes apontam que o 99 Moto promove um amplo acesso às periferias das cidades onde está disponível. Porto Alegre (RS) é a capital com mais corridas realizadas fora das regiões de maior renda, com 73% das viagens sendo realizadas nas periferias. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro (RJ), com 71%; Recife (PE), com 66%; Belo Horizonte (MG), com 64%; Manaus (AM), com 63%; e Salvador (BA), com 60%.
No Recife, por exemplo, uma média de 66% das corridas por 99 Moto em fevereiro de 2023 foi realizada fora das regiões mais ricas . Em Pernambuco, o 99 Moto está operando, atualmente, em nove municípios, entre eles Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Para a análise, segundo a 99, foram separadas quatro faixas de renda, seguindo as definições do IBGE, e analisados dados de seis capitais do Brasil: Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
“O 99 Moto permite que o passageiro chegue a lugares onde o carro não chega, de maneira eficaz e mais econômica. Como as motocicletas são menores e ocupam menos espaço, permitem maior flexibilidade de acesso”, diz Igor Soares, diretor de Operações de Duas Rodas da 99.
“Trata-se de um serviço democrático, pensado como uma alternativa para usuários que foram fortemente impactados pela crise econômica nos últimos anos, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da população”, acrescenta.