UBER MOTO: preço baixo e rapidez explicam o sucesso do UBER E 99 MOTO

O JC apresenta a série de reportagens Uber Moto: perigo sobre duas rodas abordando a explosão do serviço de transporte remunerado de passageiros com motos e suas consequências para a mobilidade urbana e a saúde pública
Roberta Soares
Publicado em 26/05/2023 às 12:44
Riscos das motos e medo dos passageiros são vencidos pela agilidade e a economia. Serviço também promove inclusão social Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


A fragilidade das motocicletas e o medo que muitos passageiros têm de andar na garupa são vencidos pelas vantagens proporcionadas pelo veículo no deslocamento nos centros urbanos. Quem usa o serviço Uber e 99 Moto destaca a economia de tempo e de dinheiro.

E não há como negar a agilidade das motos. Passageiros e motoqueiros parceiros afirmam, inclusive, que o maior volume das viagens de motocicleta se dá, exatamente, nos horários de pico e com muitos deslocamentos para bairros distantes dos centros das cidades. 

Não é à toa que as plataformas Uber e 99 têm investido fortemente no serviço nas centenas de cidades onde já atuam no Brasil. A Uber fala em 20 milhões de usuários do aplicativo em geral - incluindo as viagens de carros e motos -, enquanto a 99 apresenta o total de 1,5 milhão de clientes só do serviço 99 Moto.

O serviço de Uber Moto estaria operando em 170 cidades e o 99 Moto em mais de 3 mil municípios brasileiros.

ECONOMIA DE TEMPO É O QUE MAIS ATRAI NO UBER E 99 MOTO

Muitos dos usuários do serviço são passageiros de ônibus que trocam a viagem longa e sem prioridade nas vias dos coletivos pela moto. “Uso com frequência. Tenho medo, confesso, mas me atende bem demais. E conforme a distância, sai R$ 2 ou R$ 3 mais barato do que o coletivo”, diz a vendedora Maria Cláudia da Silva, que trabalha no Centro do Recife e reside em Nova Descoberta, na Zona Norte da capital.

“A diferença de tempo é muito grande. Economizamos muito tempo e é ainda mais barato do que o carro de aplicativo, que só compensa quando estamos em mais de uma pessoa”, afirma Carlos Henrique Pimentel, universitário que tem usado o Uber e 99 Moto com frequência para chegar à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife.

“Agora, é verdade que é perigoso. Eu sei disso e acredito que todo mundo que usa sabe. Por isso defendo uma regulamentação do serviço, com a capacitação dos motoqueiros e um controle maior sobre o uso correto dos capacetes, por exemplo”, reforça.

INCLUSÃO SOCIAL NA MOBILIDADE É APELO DO UBER E 99 MOTO

Além do aspecto econômico por ser uma fonte de renda para motoqueiros parceiros, o serviço de Uber e 99 Moto costuma destacar o papel de inclusão social que cumpre.

Thiago Lucas/ Design SJCC - Onde o Uber e 99 Moto estão presentes

E a empresa 99 é a que melhor explora esse aspecto, não só com as motocicletas, mas também com os carros, sob a alegação de que chega onde outros aplicativos não vão.

Leia outras reportagens da série UBER MOTO: perigo sobre duas rodas:

UBER MOTO: os perigos e riscos do uso de MOTOS no transporte de PASSAGEIROS por APLICATIVO

UBER MOTO: ‘Nunca mais volto a andar de UBER MOTO’, diz passageira que caiu duas vezes de MOTO

UBER MOTO: capacetes velhos, PASSAGEIROS SOLTOS e motocicletas sem idade máxima para circular são rotina

UBER MOTO: fiscalização do serviço de UBER E 99 MOTO depende da JUSTIÇA

Dados recentes apontam que o 99 Moto promove um amplo acesso às periferias das cidades onde está disponível. Porto Alegre (RS) é a capital com mais corridas realizadas fora das regiões de maior renda, com 73% das viagens sendo realizadas nas periferias. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro (RJ), com 71%; Recife (PE), com 66%; Belo Horizonte (MG), com 64%; Manaus (AM), com 63%; e Salvador (BA), com 60%.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM - MOBILIDADE // UBER MOTO // 99 MOTO // MOTOCICLISTA DE APLICATIVO // MOTORISTA DE APLICATIVO // APLICATIVO DE TRANSPORTE // APP DE TRANSPORTE // PARALISAÇÃO DOS MOTORISTAS DE APLICATIVO // PARALIZAÇÃO DOS MOTORISTAS DE APP // mobilidade // uber moto // 99 moto // motociclista de aplicativo // motorista de aplicativo // aplicativo de transporte // app de transporte // paralização dos motoristas de aplicativo // paralização dos motoristas de app // moto de app // motoqueiro de aplicativo

RECIFE É A TERCEIRA CAPITAL COM MAIS ACESSO DAS PERIFERIAS AO SERVIÇO DE MOTOS

No Recife, por exemplo, uma média de 66% das corridas por 99 Moto em fevereiro de 2023 foi realizada fora das regiões mais ricas . Em Pernambuco, o 99 Moto está operando, atualmente, em nove municípios, entre eles Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Para a análise, segundo a 99, foram separadas quatro faixas de renda, seguindo as definições do IBGE, e analisados dados de seis capitais do Brasil: Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Thiago Lucas/ Design SJCC - Os perigos e riscos do uso de motos no transporte de passageiros por aplicativo

“O 99 Moto permite que o passageiro chegue a lugares onde o carro não chega, de maneira eficaz e mais econômica. Como as motocicletas são menores e ocupam menos espaço, permitem maior flexibilidade de acesso”, diz Igor Soares, diretor de Operações de Duas Rodas da 99.

“Trata-se de um serviço democrático, pensado como uma alternativa para usuários que foram fortemente impactados pela crise econômica nos últimos anos, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da população”, acrescenta.

FIM DO UBER E 99 MOTO NO RECIFE?

TAGS
mobilidade uber motocicletas trânsito
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory