TRANSPORTE PÚBLICO

A força do CELULAR na modernização do TRANSPORTE PÚBLICO

Uso dos smartphones é um forte aliado para qualificar o serviço de transporte público e avança no País, embora o caminho ainda seja longo

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 16/07/2023 às 9:00
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Pagamento via celular pelo aplicativo CittaMobi chegou a ser testado no sistema do Grande Recife, no início de 2021, mas não avançou. Infelizmente - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Vilões no trânsito - sendo hoje a terceira maior causa de mortes ao volante no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e da mistura álcool e direção -, os smartphones são um forte aliado na modernização do transporte público nacional e mundial. Seja na indicação dos horários e rotas dos ônibus, na prestação de serviços digitais - antes só possíveis presencialmente - ou na facilidade do pagamento das passagens.

Ou pelo menos deveriam ser um forte aliado do setor de transporte público, conhecido nacionalmente pela resistência a mudanças e, principalmente, a inovações tecnológicas. Mesmo em tempos de serviços de transporte privado de passageiros por aplicativo, como Uber e 99, e, principalmente, diante da explosão do Uber e 99 Moto em regiões como o Norte e o Nordeste brasileiros.

Embora já devesse ser bem maior - já que os celulares viraram verdadeiras extensões da sociedade, especialmente na prestação de serviços - a utilização do smartphone como ferramenta de inovação no transporte público vem crescendo no País. Soluções têm sido adotadas por alguns sistemas e a expectativa é de que a massificação esteja ficando cada vez mais próxima.

“De fato, o celular é um aliado do transporte público. O smartphone virou uma central de serviços pessoais, uma extensão da vida das pessoas. É por ele que todos acessam serviços que antes só poderiam ser consumidos fisicamente, presencialmente. E, sem dúvida, o transporte coletivo urbano não pode e não está de fora dessa realidade”, defende Paulo Fraga, CEO da Primova, holding de inovação tecnológica para o transporte público.

CELULAR COM VÁRIAS FUNÇÕES NO TRANSPORTE PÚBLICO

O grupo Primova, inclusive, é um dos maiores do País na expertise de usar o celular como ferramenta de modernização do transporte urbano, especialmente o operado pelos ônibus. Atua em todas as frentes possíveis no uso do smartphone. Indica os horários dos coletivos com o aplicativo Cittamobi, presente em mais de 300 cidades brasileiras e utilizado por 27 milhões de pessoas que já baixaram o app desde 2014, quando foi criado.

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Vilões no trânsito - sendo hoje a terceira maior causa de mortes ao volante no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e da mistura álcool e direção -, os smartphones são um forte aliado na modernização do transporte público nacional e mundial - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Também conta com tecnologia diferenciada para permitir o pagamento da passagem diretamente com o celular, liberando a catraca dos coletivos. Esse sistema, inclusive, está em operação no BRT Sorocaba, no interior de São Paulo, no transporte intermunicipal de Alagoas e na cidade mineira de Guanhães. É a chamada ABT e também é disponibilizada pela Pagmob, empresa da Primova.

“O BRT Sorocaba, sistema que opera no interior de São Paulo, é o nosso grande case de sucesso porque, nele, reunimos todas as tecnologias desenvolvidas pelo grupo. O Cittamobi informa em tempo real o horário dos BRTs, além dos serviços de carteira digital para a compra de créditos eletrônicos e pagamento da tarifa, roteirização e acessibilidade”, explica Paulo Fraga.

“Já a Pagmob está presente em 100% da frota do BRT Sorocaba com a tecnologia ABT, que permite o uso de smartphones no lugar de cartões de transporte ou pagamento em dinheiro. E, por fim, temos o Cittapag, que desburocratiza a compra de créditos de transporte”, destaca Paulo Fraga.

PARCERIA COM O GOOGLE PARA AMPLIAR O USO DO CELULAR NO TRANSPORTE PÚBLICO

Outra empresa que vem ajudando a transformar digitalmente todas as formas de pagamento no transporte público brasileiro é a Autopass, via Plataforma TOP. A empresa, que atua em São Paulo, acaba de fechar uma parceria com o Google e, assim, está levando o TOP para o Google Wallet.

“Entendo que o mercado de pagamento digital no transporte público ainda está no início, mas tem caminhado a passos largos nas cidades que já o adotaram no Brasil e em outros países. Nós da Autopass entendemos que precisamos facilitar a vida dos nossos clientes, os passageiros do transporte público paulista”, afirma Daniel Takahori, diretor de MKT e Negócios da Autopass.

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Celular é aliado da modernização do transporte público - DIVULGAÇÃO


Entre as ações da empresa para disseminar e democratizar o uso do celular no transporte público estão a criação do APP TOP, que controla todas as utilizações e oferece o pagamento direto no celular e o WhatsApp TOP, que permite a compra de passagens no próprio aplicativo de mensagem e com pagamento via PIX.

“Mais recentemente também trouxemos o bilhete digital QR Code na Carteira do Google e o pagamento por aproximação em 13 estações da rede de trilhos de SP, além dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo – 4.442 ao todo”, segue.

“Esse entendimento de uso pela população já começou e vem crescendo. São mais de 250 milhões de bilhetes QR Code emitidos entre os canais físicos e digitais, mais de 1,7 milhão de cartões TOP emitidos e mais de 2 milhões de cadastros no aplicativo TOP”, enumera.

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