Após uma paralisação de 24 horas no último dia 12 de julho, os metroviários devem deflagrar greve junto com a paralisação dos motoristas de ônibus, prevista para a próxima quarta-feira (26/07).
De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a paralisação já é dada como certa pela categoria.
ATUALIZAÇÃO: sem negociações, greve deve acontecer
Conforme publicado nesta segunda-feira (24) pela coluna de Mobilidade do JC, não houve negociação entre motoristas e empresários no dia de hoje após acordo mediado pela Justiça do Trabalho.
Até o momento, a greve segue mantida, mas nesta terça (25) haverá a última reunião, às 8h, no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT 6ª Região) para tentar impedir uma greve geral da categoria.
“É aquilo que a gente vem falando. A Urbana-PE mais uma vez não apresentou nenhuma proposta. Teremos uma nova reunião nesta terça-feira, às 8h, mas não acreditamos que os empresários apresentem algo. Assim, a greve de quarta está mantida”, disse Aldo Lima, presidente dos Rodoviários.
ASSEMBLEIA PARA DISCUTIR GREVE
Na terça (25), o Sindicato promove uma assembleia para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2023 a 2025 e a deflagração da greve.
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO
Segundo publicação da Coluna de Mobilidade do JC, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, deu como certa a aprovação da greve e que ela deverá ocorrer por tempo indeterminado ou num prazo mínimo de 48 horas:
“Devemos aprovar uma greve geral por tempo indeterminado sim. Ou, no mínimo, uma paralisação de 48h. Mas acredito que será a greve. A categoria está muito saturada e sem perspectiva. E vendo que não adianta mais negociar com a CBTU porque ela não cumpre o que ficou acordado porque não tem autonomia junto ao governo federal, que também não tem atendido às nossas demandas”.
METRÔ E ÔNIBUS
Ainda segundo Soares, a greve deverá ocorrer simultâneamente com a dos motoristas de ônibus:
“Iremos fazer uma carta aberta à sociedade conjunta com os rodoviários e, possivelmente, os movimentos acontecerão juntos”.