Os metroviários do Recife decidiram por uma nova greve em assembleia na noite desta quarta-feira (2). O grupo anunciou que o metrô terá as atividades paralisadas a partir das 22h desta quarta-feira.
A greve durará por tempo indeterminado, segundo o Sindmetro-PE. Estima-se que o número de passageiros afetados seja de 180 mil por dia.
GREVE METRÔ RECIFE
Os metroviários reivindicam o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
O grupo pede por reajuste no piso salarial, a garantia de estabilidade no emprego e a realocação dos funcionários caso haja uma privatização do metrô.
O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, criticou a direção da CBTU.
“Em agosto do ano passado, a direção deste sindicato estava em Brasília, reunidos no Ministério de Desenvolvimento Regional na luta para trazer recursos de verbas de investimentos e de manutenção para CBTU. Sendo que isso é papel da empresa e ela não nunca fez e continua sem o compromisso com a população”, afirmou.
PARALISÃO DO METRÔ NO RECIFE
Essa é a terceira paralisação da categoria em menos de um mês.
Os metroviários haviam paralisado as atividades por 48h na semana anterior, em conjunto com os rodoviários. No entanto, voltaram a operar na sexta-feira, 28 de julho.
Veja momento em que os METROVIÁRIOS do Grande Recife votam por GREVE na noite desta quarta-feira (2)