Os metroviários do Recife acabam de decretar greve por tempo indeterminadona noite desta quarta-feira (02/08).
De acordo com o Sindmetro-PE, a paralisação se deve por conta da falta de acordo com a CBTU sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025. Já é a terceira paralisação da categoria neste ano.
FUNCIONAMENTO DO METRÔ
O Metrô não irá funcionar a partir desta quinta-feira, 3 de agosto.
DEMANDAS DA CATEGORIA
- a busca por um reajuste no piso salarial;
- a garantia de estabilidade no emprego;
- a realocação dos funcionários caso haja uma privatização do metrô.
Além disso, os trabalhadores também pedem a exclusão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Programa Nacional de Desestatização (PND).
CRÍTICAS À DIRETORIA DA CBTU
O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, criticou a diretoria da CBTU que, desde a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não houve compromisso com a população para buscar recursos para o Metrô:
“Em agosto do ano passado, a direção deste sindicato estava em Brasília, reunidos no Ministério de Desenvolvimento Regional na luta para trazer recursos de verbas de investimentos e de manutenção para CBTU. Sendo que isso é papel da empresa e ela não nunca fez e continua sem o compromisso com a população”, disse.
O vice-presidente do Sindmetro-PE, Assis Filho, falou sobre a reunião realizada nesta quarta (2) com a CBTU:
“O sindicato é consequência dessa base. Até o momento, não tem diálogo, chamaram a gente para não oferecer nenhuma proposta. Nós precisamos de radicalizar, e isso não é apenas parar, mas para ir às ruas, em ato grande, envolvendo a população”, disse.
ASSEMBLEIA
Nesta quarta-feira, o Sindmetro realizou uma assembleia para decidir sobre a deflagração da greve: