Nesta quinta-feira (3), os metroviários do Recife continuaram a cruzar os braços e realizaram a terceira paralisação da categoria no período de 30 dias.
Por conta disso, existe uma estimativa de que cerca de 180 mil pessoas estejam sendo prejudicadas por dia por conta do movimento grevista.
Veja se a greve já acabou e as últimas notícias em relação à greve do metrô no Recife.
GREVE DO METRÔ RECIFE: POR QUE A CATEGORIA CRUZOU OS BRAÇOS?
Os metroviários do Grande Recife estão cruzando os braços após decisão ocorrida em assembleia na noite da quarta-feira (2). Inclusive, de acordo com a categoria, a paralisação não tem prazo para terminar.
Os metroviários solicitam que o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 seja cumprido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
O grupo solicita o reajuste salarial, a garantia de estabilidade no emprego e a realocação dos funcionários caso ocorra uma privatização do metrô.
Segundo o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, o órgão não tem compromisso com a categoria e a população:
“Em agosto do ano passado, a direção deste sindicato estava em Brasília, reunidos no Ministério de Desenvolvimento Regional na luta para trazer recursos de verbas de investimentos e de manutenção para CBTU. Sendo que isso é papel da empresa e ela não nunca fez e continua sem o compromisso com a população”, destacou.
METRÔ RECIFE: A GREVE DO METRÔ RECIFE 2023 TERMINOU?
Após decisão proferida pela Justiça do Trabalho de Pernambuco, o metrô no Grande Recife deve operar com 60% da frota nos horários de pico (das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30) e 40% nos demais períodos.
Em caso de descumprimento da decisão judicial pela categoria, a categoria vai pagar uma multa diária de R$ 60 mil reais.
De acordo com apuração da colunista Roberta Soares, a categoria garantiu que a greve deve continuar e, às 14h da próxima sexta-feira (4), deve ser feito um protesto na Estação Recife.
ASSISTA O MOMENTO QUE OS METROVIÁRIOS VOTARAM PELA GREVE NA NOITE DA QUARTA-FEIRA (2) NO VÍDEO ABAIXO: