GREVE DO METRÔ: metroviários prorrogam suspensão da greve por mais 24h no Grande Recife

O Sindmetro pretende aguardar a reunião com Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Ministério Público do Trabalho (MPT), marcada para esta quinta-feira (10)
Filipe Farias
Publicado em 09/08/2023 às 19:59
Metroviários prorrogam suspensão da greve por mais 24h para aguardar reunião no MPT nesta quinta-feira (10) Foto: Sindmetro-PE/ divulgação


Diante da reunião com a Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dra. Ana Carolina, que foi adiada para esta quinta-feira (10), às 9h, os metroviários de Pernambuco decidiram, em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (9), prorrogar a suspensão da greve por mais 24h.

“A procuradora pediu para estender o prazo de suspensão da greve em mais 24 h, por causa do adiamento da reunião. A gente da direção não vamos tomar uma decisão sem consultar vocês, por isso mantemos a assembleia de hoje para poder evidenciar a decisão coletiva e decidirmos se iremos suspender a greve por mais 24 horas ou se voltaremos à greve amanhã”, explicou Luiz Soares, presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro).

Um dos pleitos do Sindmetro, inclusive exposto em campanha publicitária nas ruas da Região Metropolitana do Recife, é para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não autorize a privatização do metrô do Recife e exclua a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Programa Nacional de Desestatização.

Para a categoria, caso o metrô do Recife seja privatizado, a passagem vai aumentar - para cobrir os investimentos - e os serviços iram piorar. Com isso, quem sofreria seria a população. 

Além disso, os metroviários reivindicam um reajuste no piso salarial, além da garantia de estabilidade no emprego e a realocação dos funcionários caso haja uma privatização do metrô. Todos esses aspectos estão previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2025.

TAGS
Metrô do Recife Ministério Público do Trabalho greve
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory