Um projeto de lei apresentado na última quarta-feira (13) na Câmara de Vereadores do Recife propõe a criação da política 'Tarifa Zero' na cidade. Caso seja concretizado, será uma vitória pra quem usa transporte público na capital pernambucana.
O PL, apresentado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), precisa passar por quatro comissões temáticas na Câmara do Recife e receber aval do plenário da Casa para ser enviado ao prefeito João Campos (PSB), o qual pode sancionar ou vetar a proposta.
Na justificativa do projeto, o parlamentar afirma que "a cobrança da tarifa para o uso do transporte coletivo nega diversos direitos a uma parcela da população, ao mesmo tempo que permite o crescimento da segregação especial na metrópole, uma vez que o acesso a seus espaços, equipamentos e serviços só se concretiza quando se pode pagar por isso."
Almir Fernando também diz que o transporte coletivo urbano e os serviços públicos são abordados como direitos necessários à existência das cidades sustentáveis no Estatuto das Cidades.
"Desse modo, o Poder Público está autorizado a subsidiar o transporte público, de forma a garantir a gratuidade de seu serviço e impor, em decorrência de sua essencialidade, formas de viabilizar também economicamente a liberdade de locomoção de todo e de cada indivíduo", argumenta o vereador.
PASSE LIVRE UNIVERSAL
Se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito, os usuários do sistema de transporte público do Recife precisarão seguir alguns requisitos para usufruir do benefício.
Segundo o PL, a política 'Tarifa Zero' ou passe livre universal é destinada prioritariamente a todos os cidadãos do Recife mediante cadastro prévio.
Além dos moradores da capital pernambucana, quem trabalha no município também poderá usar o 'passe livre', desde que também faça um cadastro.
A 'Tarifa Zero' do Recife será garantida por meio de um cartão eletrônico similar ao VEM, se o projeto entrar em vigor.
CADASTRO PARA TARIFA ZERO
O PL prevê que o cadastro de usuários interessados na Tarifa Zero será regulamentado por um decreto do Poder Executivo e terá alguns objetivos.
O primeiro é criar base de dados para subsidiar a elaboração de planejamento orçamentário e financeiro necessários ao custeio da “Política Tarifa Zero”.
Além disso, o cadastro visa a realização estudos técnicos de revisão dessa Política como forma de garantir a eficiência e a eficácia na prestação do serviço.
FONTE DE CUSTEIO
Prevendo questionamentos sobre a fonte de custeio da iniciativa, o projeto de lei propõe que os recursos a serem utilizados para implementação da Tarifa Zero venham de publicidades feitas dentro e fora do ônibus, pontos e abrigos, terminais e vias públicas.
Além disso, o PL prevê que recursos do fundo de transporte coletivo municipal e uma taxa de mobilidade urbana sejam usados para custear a política. Uma dotação orçamentária própria também está prevista.