TRANSPORTE PÚBLICO

PASSAGEM DE GRAÇA: estudantes terão TARIFA ZERO para fazer o ENEM 2023 em Pernambuco

Governo do Estado decidiu, a um dia do Enem, dar a gratuidade para os estudantes da rede pública estadual

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 03/11/2023 às 17:18 | Atualizado em 04/11/2023 às 10:17
Notícia
X

A um dia da realização do Enem 2023 e depois que mais de dez cidades adotaram, o governo de Pernambuco decidiu dar gratuidade no transporte público da Região Metropolitana do Recife para os estudantes da rede estadual que vão fazer as provas.

A gratuidade vai valer nos ônibus que circulam no Grande Recife. O Metrô do Recife não terá o benefício.

Os estudantes terão que ter o Cartão VEM Passe Livre para ter acesso ao benefício. A estimativa do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) - gestor do sistema de ônibus - é alcançar aproximadamente 100 mil estudantes da rede estadual.

A gratuidade valerá nos dois próximos  dois domingos (5 e 12/11), quando acontecem as provas do Enem, e durante o horário de funcionamento do sistema. Segundo o CTM, os estudantes vão aproximar o cartão dos validadores dos ônibus normalmente, mas terão o valor das passagens de ida e volta financiados pelo governo do Estado, que fará o repasse aos operadores de ônibus.

TARIFAS SERÃO CUSTEADAS PELO ESTADO

A informação do CTM é de que os valores das tarifas não deverão sequer ser descontados durante as viagens. Segundo o órgão, o pedido da gratuidade foi feito pela Secretaria Estadual de Educação.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
A gratuidade valerá nos dois próximos domingos (5 e 12/11), quando acontecem as provas do Enem - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte informa: “Os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco que irão realizar as provas do Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM, no domingo (05), e que possuem o cartão VEM PASSE LIVRE RMR, terão gratuidade no sistema de transporte no deslocamento aos locais em que serão aplicadas as provas, dentro da Região Metropolitana do Recife - RMR”.

“A medida, realizada a partir de solicitação da Secretaria Estadual de Educação, visa alcançar aproximadamente 100 mil estudantes da rede estadual, que utilizam o cartão mensalmente na região metropolitana do Recife”.

MOVIMENTO DE TARIFA ZERO CRESCE NO PAÍS

Antes de chegar ao Enem 2023, a gratuidade no transporte público foi validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para as Eleições 2024. O STF decidiu que ônibus, metrôs, trens e VLTs devem ser gratuitos nos dias de voto.

Nas Eleições de 2022, a gratuidade também virou sucesso, sendo ofertada em quase 400 cidades do País. Além disso, 84 cidades já adotaram a Tarifa Zero permanente em seus sistemas.

RAQUEL LYRA FALA SOBRE GRATUIDADE NOS ÔNIBUS E MANDA MENSAGEM PARA ESTUDANTES QUE VÃO FAZER ENEM

Para o Enem 2023, pelo menos dez cidades e estados aproveitaram as provas para oferecer passagem de graça nos sistemas de transporte público. Em algumas, a gratuidade é restrita aos estudantes que vão realizar as provas, mas em muitas outras é para toda a população.

O custo será bancado pelas gestões municipais e estaduais - ou seja, pela população em geral.

TARIFA ZERO MAIS NECESSÁRIA AINDA

Além de uma aceitação maior da Tarifa Zero no País - tanto pelo poder público quanto pelos operadores -, o passe livre para o ENEM 2023 se tornou ainda mais necessário por uma falha técnica de distribuição dos locais de provas.

Pelo menos 50 mil candidatos, o equivalente a 1% do total de inscritos farão provas em locais muito longe de suas casas, além do limite de 30 km previsto no edital do concurso. A informação é do Inep e teria sido provocada por uma falha técnica, atribuída ao Cebraspe, empresa contratada para realizar o Enem.

Tags

Autor