TRANSPORTE POR APLICATIVO

CARNAVAL 2024: sem regulamentação, Uber e 99 não têm esquema especial para circular na folia no Recife e em Olinda

As Prefeituras do Recife e Olinda até anunciaram um "esquema" diferenciado de circulação, mas na prática ele não se confirma e os aplicativos terminam sendo impedidos de entrar em áreas restritas de acesso aos polos da folia

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 09/02/2024 às 13:46 | Atualizado em 09/02/2024 às 13:55
Notícia
X

Embora já respondam pela grande maioria das viagens realizadas nas cidades, os aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e 99, seguem sem um esquema especial de circulação no Carnaval 2024. Tanto no Recife como em Olinda. Por não serem regulamentados até hoje - Olinda nunca legislou sobre o tema e o Recife tem uma disputa judicial, os apps continuam sendo tratados como veículos comuns.

As Prefeituras do Recife e Olinda até anunciaram um “esquema” diferenciado de circulação, mas na prática ele não se confirma e os aplicativos terminam sendo impedidos de entrar em áreas restritas de acesso aos polos da folia. Os táxis, por exemplo, já conseguem chegar nessas áreas.

CIRCULAÇÃO DOS APLICATIVOS NO RECIFE

No Carnaval do Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) anunciou que haveria uma operação de circulação especial durante o Carnaval, mas que, em caso de grande volume de pessoas, ela poderá ser alterada a qualquer momento.

O esquema prevê que os veículos que chegam ao Centro do Recife pela Ponte do Limoeiro farão o retorno pela Rua do Brum e Praça Tiradentes. Enquanto que, quem vem da Avenida Sul, seguirá pela Avenida Dantas Barreto, onde retornará pela Avenida Nossa Senhora do Carmo e Rua da Praia.

Já os veículos que entram pelo Cais José Estelita seguirão pelo Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Praça Dezessete, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Dantas Barreto.

“Infelizmente, mais uma vez, fomos esquecidos pelo poder público municipal. O que se viu, na abertura do Carnaval do Recife, foi o acesso do serviço de transporte por aplicativos ser limitado ao Teatro de Santa Isabel. Sofre com isso o motorista, que quer trabalhar e levar renda para sua família, e o usuário, que acaba sem ter o seu direito de escolha respeitado”, criticou Thiago Silva, presidente da Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape) e Líder Livres.

CIRCULAÇÃO DOS APLICATIVOS EM OLINDA

Em Olinda, a prefeitura promete que, este ano, o acesso dos apps será melhor do que no ano passado, quando apenas táxis conseguiram chegar mais perto da Cidade Alta. O acesso, entretanto, exigirá a presença do passageiro no veículo.

Confira como serão os acessos controlados:

- Acesso Sul

O acesso por esta rota somente será permitido para veículos com passageiros. O
desembarque deverá ser realizado no início da Travessa do Piza, em Santa Tereza, em
área devidamente sinalizada.

– Avenida Presidente Kennedy – trecho compreendido entre a Avenida Pan Nordestina e a Travessa do Piza, sentido centro;

– Travessa do Piza;
– Avenida Olinda

- Acesso Norte

Já no Acesso Norte, a rota estará livre até os pontos controlados. Nestes corredores não será permitida a entrada de veículos não autorizados. O embarque e desembarque deverá ser realizado onde a sinalização permitir a operação.

– Praça 12 de Março;
– Estrada do Bonsucesso

Tags

Autor