Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRÂNSITO

TRÂNSITO: em dia de caos pela chuva, Prefeitura do Recife interdita ponte no Centro do Recife e gera mais confusão no trânsito

O fechamento foi realizado no horário de pico da manhã e após uma madrugada de muita chuva na Região Metropolitana do Recife

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 16/02/2024 às 10:33 | Atualizado em 16/02/2024 às 14:50
Ponte Maurício de Nassau foi fechada na manhã desta sexta-feira (16/2), tornando inviável o acesso ao Bairro do Recife para quem entra na região vindo das áreas Sul e Oeste da cidade - REPRODUÇÃO

Matéria atualizada com a resposta da CTTU, enviada às 14h25

Como se não bastasse toda a confusão que tem predominado na circulação viária do Centro do Recife devido à longa interdição da Ponte 12 de Setembro, popularmente conhecida como Ponte Giratória - fechada desde outubro de 2023 -, a gestão municipal simplesmente interditou a Ponte Maurício de Nassau na manhã desta sexta-feira (16/2), tornando inviável o acesso ao Bairro do Recife para quem entra na região vindo das áreas Sul e Oeste da cidade.

O fechamento foi realizado no horário de pico da manhã e após uma madrugada de muita chuva na Região Metropolitana do Recife. E teria como razão a retirada da decoração do Carnaval 2024. “Em dia de chuva e os transtornos já conhecidos, o engarrafamento está daquele jeito. Nem parece que tem milhares de trabalhadores no Porto Digital, por exemplo. Todo mundo descendo dos ônibus e carros e indo a pé para o trabalho em plena chuva”, criticou o administrador de empresas Carlos Henrique Silva, que estava preso no trânsito.

“Será que essa desmontagem da decoração não poderia ser feita em outro dia ou em outro horário? Como ainda na Quarta-Feira de Cinza ou, o que seria ainda melhor, programar para o fim de semana? Realmente, você não entende esse planejamento da gestão. Ainda mais com a circulação no Centro já comprometida pelo fechamento da Ponte Giratória”, reclamou o desenvolvedor Paulo José Carvalho, que desceu do coletivo para tentar chegar ao trabalho.

EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS CHUVAS

Às 14h25, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que o fechamento da Ponte Maurício de Nassau foi uma emergência devido às chuvas. “A Prefeitura do Recife informa que a retirada do equipamento de decoração do Carnaval da Ponte Maurício de Nassau foi feita de maneira emergencial devido às chuvas, o que poderia levar a ocorrências de acidentes graves. Por isso, a CTTU isolou o local e destacou um efetivo para orientar os condutores. A Ponte Maurício de Nassau foi liberada parcialmente às 9h20. Os serviços seguirão sendo executados com trânsito liberado e serão concluídos até domingo”.

INTERDIÇÃO DA PONTE GIRATÓRIA

Ponte Maurício de Nassau foi fechada na manhã desta sexta-feira (16/2), tornando inviável o acesso ao Bairro do Recife para quem entra na região vindo das áreas Sul e Oeste da cidade - REPRODUÇÃO

Devido à obra de requalificação estrutural da ponte, o trânsito no Bairro do Recife está alterado desde o fim de outubro do ano passado, com a inversão do sentido de vias como as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo para facilitar a entrada e saída do Bairro.

Assim o trânsito que vem das Zonas Sul e Oeste através do Cais de Santa Rita continua acessando o Bairro do Recife pela Avenida Martins de Barros, mas passou a seguir pela Ponte Maurício de Nassau, que teve o sentido de circulação invertido.

Leia Também

Os motoristas que entram pela Ponte Princesa Isabel e desejam seguir para o Bairro do Recife usam a Rua do Imperador e, na Rua Primeiro de Março, entram à esquerda - a via está com o sentido invertido para garantir a continuidade com a Ponte Maurício de Nassau.

A Rua Madre de Deus - no trecho entre as Ruas Marquês de Olinda e Tito Branco - também segue com o sentido invertido em direção ao Cais do Apolo. Além disso, a própria Rua Marquês de Olinda está com o sentido invertido na direção da Avenida Alfredo Lisboa.

SAÍDA DO BAIRRO DO RECIFE

Ponte Maurício de Nassau foi fechada na manhã desta sexta-feira (16/2), tornando inviável o acesso ao Bairro do Recife para quem entra na região vindo das áreas Sul e Oeste da cidade - REPRODUÇÃO

Já a saída do Bairro do Recife segue sendo feita pela Ponte Buarque de Macedo, cujo trânsito também foi invertido para ser usada como acesso para quem vai para as Zonas Sul e Oeste pela Rua do Imperador. Enquanto os condutores que vão para a Zona Norte usam a Ponte Princesa Isabel.

OBRAS DA PONTE GIRATÓRIA

A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita. A interdição completa ao tráfego de veículos tinha previsão de ser concluída em quatro meses, mas até agora a prefeitura não anunciou quando os trabalhos serão finalizados.

O investimento inicial na recuperação da estrutura é de R$ 9,4 milhões e os principais serviços foram executados na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento, de modo a garantir a aderência do concreto de recomposição da seção estrutural, ancoragem da tela soldada em aço e posterior aplicação de revestimento de concreto projetado para recomposição da seção da célula/laje.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS