TRÂNSITO

Trânsito muda no Ipsep para construção de binário. Veja as mudanças

Construção de um binário vai modificar, temporariamente, trânsito no bairro do Ipsep

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 03/04/2024 às 15:18
Notícia
X

Uma nova etapa das obras de requalificação e reurbanização do bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, está provocando mudanças na circulação viária do bairro desde esta quarta-feira (3/4). As alterações são provocadas pela construção de um novo pontilhão sobre o canal da Mauricéia, na Rua Jean Emile Favre, uma das mais importantes vias do Ipsep. E deverá durar quatro meses, segundo previsão da Prefeitura do Recife.

Por isso, a Jean Emile Favre está interditada no trecho entre as Ruas da Pampulha e Itacari. O serviço faz parte de um grande pacote de requalificação urbana e melhorias da mobilidade em diversas ruas do bairro. A intervenção prevê 1,6 km de faixa exclusiva para o transporte coletivo, além da implantação de 11 novos abrigos de ônibus.

DESVIOS NA JEAN EMILE FAVRE

Para os condutores que seguirem pela Jean Émile Favre no sentido subúrbio-Centro, o desvio será feito pela Rua Jamaica. Já para os motoristas que estiverem trafegando no sentido oposto (Centro-subúrbio), a opção será usar a Rua Pampulha. Já para quem está trafegando pela Rua Itacari, o desvio será pela Rua Izabel de Souza.

DIVULGAÇÃO
Interdição de trecho da Rua Jean Emile Favre, no Ipsep - DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Recife garante que agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local para orientar os condutores.

ENTENDA A OBRA NO BAIRRO DO IPSEP

O bairro do Ipsep está em obras desde o fim de abril de 2022 e recebendo investimentos municipais no valor de R$ R$ 36,3 milhões. É considerado um projeto piloto para a cidade porque, pela primeira vez, a Prefeitura do Recife realiza intervenções de infraestrutura voltadas para a mobilidade urbana num só lugar e de uma só vez.

O Ipsep tem muita importância para o sistema viário da Zona Sul da capital porque funciona como bairro de passagem e ligação com a Zona Oeste e, ainda, com áreas da Zona Sul bastante adensadas, como o bairro do Ibura. Além disso, é rota alternativa à Avenida Mascarenhas de Moraes, corredor principal de entrada pelo Sul do Recife.

Edson Holanda/PCR
O bairro é rota alternativa à Avenida Mascarenhas de Moraes, corredor principal de entrada pelo Sul do Recife - Edson Holanda/PCR
Edson Holanda/PCR
Projeto de requalificação do bairro do Ipsep avança - Edson Holanda/PCR
Edson Holanda/PCR
O projeto, que teve as obras iniciadas no fim de abril de 2022 e previsão de 20 meses para conclusão, prevê a requalificação de diversas vias e a implantação de soluções de circulação não só para carros, mas também para os ônibus e a mobilidade ativa no bairro - Edson Holanda/PCR

O projeto, que tinha previsão de 20 meses para conclusão - mas está atrasado -, prevê a requalificação de diversas vias e a implantação de soluções de circulação não só para carros, mas também para os ônibus e a mobilidade ativa no bairro.

São ações no trânsito, no transporte público coletivo, na ciclomobilidade, na arborização e na iluminação pública. O projeto será piloto e representa uma nova concepção de ações na cidade.

Tags

Autor