Trânsito muda no Ipsep para construção de binário. Veja as mudanças
Construção de um binário vai modificar, temporariamente, trânsito no bairro do Ipsep
Uma nova etapa das obras de requalificação e reurbanização do bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, está provocando mudanças na circulação viária do bairro desde esta quarta-feira (3/4). As alterações são provocadas pela construção de um novo pontilhão sobre o canal da Mauricéia, na Rua Jean Emile Favre, uma das mais importantes vias do Ipsep. E deverá durar quatro meses, segundo previsão da Prefeitura do Recife.
Por isso, a Jean Emile Favre está interditada no trecho entre as Ruas da Pampulha e Itacari. O serviço faz parte de um grande pacote de requalificação urbana e melhorias da mobilidade em diversas ruas do bairro. A intervenção prevê 1,6 km de faixa exclusiva para o transporte coletivo, além da implantação de 11 novos abrigos de ônibus.
DESVIOS NA JEAN EMILE FAVRE
Para os condutores que seguirem pela Jean Émile Favre no sentido subúrbio-Centro, o desvio será feito pela Rua Jamaica. Já para os motoristas que estiverem trafegando no sentido oposto (Centro-subúrbio), a opção será usar a Rua Pampulha. Já para quem está trafegando pela Rua Itacari, o desvio será pela Rua Izabel de Souza.
A Prefeitura do Recife garante que agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local para orientar os condutores.
ENTENDA A OBRA NO BAIRRO DO IPSEP
O bairro do Ipsep está em obras desde o fim de abril de 2022 e recebendo investimentos municipais no valor de R$ R$ 36,3 milhões. É considerado um projeto piloto para a cidade porque, pela primeira vez, a Prefeitura do Recife realiza intervenções de infraestrutura voltadas para a mobilidade urbana num só lugar e de uma só vez.
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O Ipsep tem muita importância para o sistema viário da Zona Sul da capital porque funciona como bairro de passagem e ligação com a Zona Oeste e, ainda, com áreas da Zona Sul bastante adensadas, como o bairro do Ibura. Além disso, é rota alternativa à Avenida Mascarenhas de Moraes, corredor principal de entrada pelo Sul do Recife.
O projeto, que tinha previsão de 20 meses para conclusão - mas está atrasado -, prevê a requalificação de diversas vias e a implantação de soluções de circulação não só para carros, mas também para os ônibus e a mobilidade ativa no bairro.
São ações no trânsito, no transporte público coletivo, na ciclomobilidade, na arborização e na iluminação pública. O projeto será piloto e representa uma nova concepção de ações na cidade.