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Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
INFRAESTRUTURA

Recife está usando a inteligência artificial na preservação do pavimento das ruas e avenidas da cidade

O Supervisão da PCR faz a leitura em tempo real das ruas através de câmeras embarcadas e sensores em veículos de aplicativo - no caso, da plataforma Uber - que circulam pela cidade

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 14/04/2024 às 9:00
Desde 2023, o Recife tem utilizado a solução chamada de Supervisão, que através da IA consegue mapear e monitorar em tempo real a qualidade das vias da cidade
Desde 2023, o Recife tem utilizado a solução chamada de Supervisão, que através da IA consegue mapear e monitorar em tempo real a qualidade das vias da cidade - GUGA MATOS/JC IMAGEM

O Recife, a cidade comandada pelo prefeito engenheiro civil João Campos (PSB), começou
a utilizar a inteligência artificial (IA) para preservar o pavimento de suas ruas e avenidas. E, o que é melhor, gerando economia aos cofres públicos, como garante a gestão municipal.

Desde 2023, o Recife tem utilizado a solução chamada de Supervisão, que através da IA consegue mapear e monitorar em tempo real a qualidade das vias da cidade. É um olhar técnico que identifica o desgaste do pavimento antes do que o olho humano poderia ver e, assim, a gestão evita a abertura de crateras e/ou buracos.

“Geralmente, só reclamamos quando vemos o buraco na avenida. Com essa tecnologia, que mapeia as vias da cidade em tempo real, com a IA, conseguimos identificar o desgaste do pavimento antes de chegar a esse ponto”, explica Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife.

O monitoramento, destaca a Prefeitura do Recife, é a palavra-chave do Supervisão. A solução permite a coleta de dados sobre a qualidade das vias públicas em tempo real, faz a integração com outros sistemas e possibilita o envio de ordem de serviço automática.

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“Assim, é possível auxiliar a gestão a planejar e executar melhor os recursos públicos da cidade. O Supervisão é um exemplo de que investir nas bases tecnológicas é uma saída viável, sustentável e inovadora de fazer política pública”, destaca o secretário.

VEJA COMO FUNCIONA O SUPERVISÃO

Com o Supervisão é possível capturar imagens de buracos, desníveis e outras irregularidades existentes no pavimento - GUGA MATOS/JC IMAGEM

O Supervisão da PCR faz a leitura em tempo real das ruas através de câmeras embarcadas e sensores em veículos de aplicativo - no caso, da plataforma Uber - que circulam pela cidade. Atualmente está em oito veículos e, em breve, serão mais dez.

Assim, é possível capturar imagens de buracos, desníveis e outras irregularidades existentes no pavimento. Também permite colher informações sobre as condições da pavimentação de ruas e avenidas. Algumas das vias que encontram-se em obras a partir da identificação do Supervisão são a Rua Barão do Livramento, em Caxangá, e a Rua Ramiro Costa, no Prado, as duas localizadas na Zona Oeste do Recife.

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O sistema desenvolvido permite a análise de dados a partir de relatórios e mapas digitais, com informações georreferenciadas, e imagens dos buracos, fissuras e demais informações do estado do pavimento. Esse conteúdo auxilia no monitoramento em tempo real da qualidade das vias públicas e permite o cadastramento e monitoramento estendido a outros ativos, como sinalização vertical das vias, postes e árvores.

MUDANÇA DE CULTURA NA GESTÃO PÚBLICA

Também ajuda a direcionar as tomadas de decisões para serem mais planejadas e assertivas. “Com a inovação mudamos a cultura da gestão pública de corrigir o problema depois que ele acontece. Conseguimos agir antes com a detecção antecipada do desgaste do pavimento através do sensor instalado nesses veículos, que faz marcações de 40 em 40 metros. A tecnologia ajuda a gestão, inclusive, a escolher quais vias têm mais urgência de recuperação. Fizemos uso no programa Tá Tinindo, por exemplo”, diz o secretário.

Vias pavimentadas no Recife após identificação precoce do desgaste do pavimento - DIVULGAÇÃO/PCR

E segue: “O Supervisão também permite a modernização dos novos contratos, fazendo com que a gestão municipal passe a ter contratos mais inteligentes, ativos no lugar de reativos, como é hoje. Pagamos para consertar e fazer a manutenção. Imagine contratarmos para uma cidade sem buracos e contar com uma boa fiscalização, definindo que, para cada buraco encontrado no pavimento, o contratado perca um pouco?”, argumenta.

ECONOMIA DE R$ 3 MILHÕES EM UM ANO DE UTILIZAÇÃO DO SUPERVISÃO

A prefeitura garante que, com o Supervisão, é possível economizar recursos públicos. Para embasar o que diz, calcula uma margem econômica de R$ 3 milhões aos cofres municipais em um ano de uso da solução.

Em 2023, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) investiu R$ 45,4 milhões em obras de recapeamento em toda a cidade, concluindo o recapeamento de 77 vias. Atualmente, 23 ruas que foram monitoradas pelo novo sistema estão em fase final de licitação.

Além do Supervisão, a Emlurb conta com o Sistema de Gerenciamento de Pavimento (SGP), que potencializa o trabalho de monitoramento das vias do Recife.

A ideia do Supervisão surgiu com a realização do 1º Ciclo de Inovação Aberta, promovido pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel). O objetivo desses ciclos é estimular soluções tecnológicas para modernizar a gestão administrativa pública com processos de inovação embarcados. Assim, é possível prestar serviços públicos mais eficientes.

 

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