Hoje tem greve de ônibus em São Paulo? Decisão será tomada nesta manhã
Acompanhe as últimas notícias sobre a greve de ônibus em SP nesta quinta-feira, 06/06
Na segunda-feira (3), o SMTTRU-SP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) decretou a possível ocorrência da greve de ônibus em São Paulo (SP) em Assembleia.
A decisão foi tomada por mais de 4 mil trabalhadores presentes na reunião.
Entretanto, a entidade afirmou estar aberta para negociações até esta quinta-feira (6). Em decisão recente, o Sindicato decidiu suspender a greve até o dia 30 de junho.
..
"O Sindicato dos motoristas concordou em fazer uma nova assembleia amanhã, 6/6, às 10h, para deliberar sobre uma cláusula de paz sugerida pelo TRT-2 e defender a suspensão da greve para seguir com negociações", anuncia a nota do TRT-2
"Se mantida a greve, decidirá sobre a Tutela Cautelar solicitada. Caso o sindicato aprove a continuidade das negociações, ficará presumida a aceitação da cláusula de paz", havia informado o Tribunal.
Ainda na terça-feira (4), a Prefeitura de São Paulo entrou com uma ação na Justiça - junto ao SPTrans - para garantir, em caso de paralisação, a circulação de 100% da frota dos ônibus nos horários de pico e o mínimo de 80% nos demais horários.
O descumprimento da decisão acarreta em pena de multa diária de R$ 1 milhão ao Sindicato.
"O Município reforça a necessidade de atendimento aos 7 milhões de passageiros dos ônibus para que não sejam prejudicados e informa que o efetivo da GCM estará de prontidão para eventuais ocorrências", informa a nota do poder municipal
No entanto, apesar da greve ter sido suspensa, o sindicato permanece em estado de greve durante o período de negociações.
GREVE ÔNIBUS SP
Como foi citado anteriormente, não haverá greve de ônibus em SP até o dia 30 de junho.
O sindicato havia participado de uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ainda na quarta (5). O assunto discutido foi para a votação da categoria hoje (6), às 10h00.
O QUE O SINDICATO PEDE
Entre as reivindicações da categoria estão:
- Reajuste salarial de 3,69%, seguindo o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
- O aumento salarial real de 5%;
- Reposição das perdas salariais acumuladas durante a pandemia - cerca de 2,46%.
METRÔ SP HOJE AGORA, 06/06
Em decisão comum, os metroviários também suspenderam a greve prevista para esta semana após a Assembleia realizada na noite de quarta (5), na Sede do Sindicato.
Agora, a categoria vota para o acordo com o Metrô (decisão acatada por grande parte da diretoria) ou pela realização de uma nova assembleia, e de uma nova greve, na próxima semana.
A decisão será anunciada na noite de hoje (6). Assim que houver mais informações, este conteúdo será atualizado.
É válido ressaltar que o metrô de São Paulo funciona normalmente.