Após dez anos parada, a duplicação da BR-104, rodovia que corta boa parte do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e parte do Rio Grande do Norte), está quase concluída no Agreste pernambucano. Nesta terça-feira, o governo do Estado liberou ao tráfego de veículos 7,7 quilômetros dos 13,2 quilômetros que faltavam ser duplicados na região.
O trecho, entre Toritama e Pão de Açúcar (distrito de Taquaritinga do Norte), estava incompleto devido a entraves administrativos da antiga gestão estadual com o governo federal. Em setembro de 2023, o Estado retomou os trabalhos. Também foram liberados 10,9 quilômetros restaurados da BR-104, em Pão de Açúcar.
As obras seguem em andamento, com previsão de serem concluídas até março de 2025. Mas, em entrevista à Rádio Jornal, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) trabalham para conseguir terminar tudo em dezembro deste ano.
“É com muita alegria que entregamos esse primeiro trecho de sete quilômetros da duplicação da BR-104 para a população que vive na região ou circula por ela. Representa o compromisso do nosso governo com uma obra que se arrastava por anos e que decidimos resolver. Tivemos o apoio do governo federal, especialmente do ministro Renan Filho (Transportes), que resolveu promover a conciliação em uma disputa judicial que passou por diversos governos”, afirmou a governadora.
“O trecho está seguro para a circulação da população e agora vamos seguir com o pé no acelerador. Seguimos com as obras na alça de acesso à cidade de Santa Cruz e no viaduto próximo ao município de Toritama. Assim, poderemos finalizar o convênio com a União. Também estamos com o projeto da variante de Toritama contratado e, em breve, o da travessia urbana”, informou.
RECURSOS QUE SERIAM DEVOLVIDOS AO GOVERNO FEDERAL
O trecho está sendo quase totalmente executado com recursos que o governo do Estado teria que devolver à União, no valor de R$ 106 milhões. O trecho não duplicado, inclusive, vinha provocando congestionamentos e sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo a ABNT) há anos na região.
A obra de duplicação e restauração da via tem um investimento de R$ 115,8 milhões e contempla uma extensão total de 51,4 quilômetros em uma região onde se destacam a indústria têxtil do Polo de Confecções do Agreste e o comércio. O trecho aberto para os veículos recebeu do governo estadual sinalização vertical e horizontal.
A parte da via que foi duplicada e entregue pela governadora vai de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte – Km 19,8) a Toritama (Km 33), e vai beneficiar aproximadamente 450 mil pessoas. Com isso, a rodovia possui agora 49 quilômetros de pista duplicada e 51,4 quilômetros restaurados. O prazo de conclusão da obra é março de 2025.
ENTENDA A POLÊMICA SOBRE A DUPLICAÇÃO DA BR-104
As obras de duplicação da BR-104, de responsabilidade do governo de Pernambuco, foram paralisadas há quase dez anos e foram retomadas em parceria com o governo federal. A rodovia é mais uma que tem convênio firmado entre os governos federal e o estadual, como a BR-232.
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O Estado relicitou a obra e o governo federal autorizou o uso dos R$ 106 milhões que Pernambuco teria que devolver do contrato para concluí-la.
NOVO PAC PREVÊ DUPLICAÇÃO DA BR-104 ATÉ A PARAÍBA
A BR-104 ainda deverá receber outros investimentos no trecho que corta Pernambuco, no Agreste do Estado. O Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal prevê a duplicação da rodovia entre Toritama, onde as obras estavam paralisadas, até a divisa com a Paraíba.
O investimento faz parte do pacote de R$ 91,9 bilhões de recursos que Pernambuco receberá do Novo PAC, que prevê investimentos na ordem de R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil nos próximos quatro anos.
Desse total que chegará para Pernambuco, pelo menos R$ 30,9 bilhões serão para investimentos em obras de infraestrutura, transporte e mobilidade urbana. Estão no pacote R$ 11,2 bilhões para investimentos em estradas, ferrovias, portos e aeroportos.
Outros R$ 14,8 bilhões serão investidos na modernização da mobilidade urbana de forma sustentável, incluindo, além de corredores de transporte coletivo, urbanização de favelas, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, contenção de encostas e combate a enchentes.
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A Transnordestina será atendida no trecho que vai do município de Salgueiro, no Sertão pernambucano, ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife. A obra é estimada em R$ 4,5 bilhões e terá 206 quilômetros, conectando quatro estados do Nordeste.
E, por último, desse total de recursos do Novo PAC destinados à infraestrutura, transporte e mobilidade de Pernambuco, R$ 4 milhões serão para a realização de estudo de requalificação do Metrô do Recife.