Faixa Azul para Motos: Recife vai testar Faixas Azuis para motocicletas. Veja em qual avenida da capital

A capital pernambucana foi autorizada pela Senatran a testar as Faixas Azuis para Motos num trecho de 1,6 km de avenida que liga as Zonas Sul e Oeste

Publicado em 24/09/2024 às 10:35 | Atualizado em 24/09/2024 às 12:04

O Recife foi autorizado pelo Ministério dos Transportes a testar a implantação de faixas preferenciais de circulação para motocicletas nas vias da cidade. São as famosas e polêmicas Faixas Azuis para Motos, que vêm sendo testadas desde 2022 em São Paulo, capital que tem servido de projeto-piloto da solução para o País. Recentemente, o Rio de Janeiro também iniciou um teste.

A autorização foi dada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) - antigo Denatran - para a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). O teste será realizado na Avenida Recife, um dos corredores viários mais importantes da cidade porque conecta as Zonas Sul e Oeste.

Inicialmente, a circulação exclusiva para motoqueiros será testada apenas em 1,6 km da avenida, nos dois sentidos. O teste está liberado desde o dia 19/9.

E a previsão é de que o teste da Faixa Azul para Motos aconteça por seis meses, indo até o dia 31 de março de 2025. A autorização é dada na Portaria Nº 895, da Senatran, assinada pelo secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

RELATÓRIOS, MEDIDAS E REGRAS A SEREM CUMPRIDAS E INFORMADAS

O teste da Faixa Azul para Motos exigirá o cumprimento de diversas regras pela CTTU. Entre elas, as medidas técnicas de implantação: largura de acordo com a velocidade das vias e localização nas pistas (não poderão, jamais, estar junto à faixa de circulação exclusiva de ônibus).

Todo o teste também terá que ser monitorado e informado ao órgão federal periodicamente, com relatórios trimestrais sobre sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo o CTB e a ABNT). Esses relatórios, inclusive, terão que fazer referência às estatísticas com motos dos cinco anos anteriores. A CTTU também terá que realizar pesquisas de opinião.

Guga Matos/JC Imagem
Inicialmente, a circulação exclusiva para motoqueiros será testada apenas em 1,6 km da Avenida Recife, nos dois sentidos. O teste está liberado desde o dia 19/9 - Guga Matos/JC Imagem

Vale ressaltar que a Faixa Azul é uma sinalização de segurança para as motocicletas. Apesar disso, não é destinada exclusivamente a motos, mantendo o compartilhamento do viário com os veículos e ônibus, sem segregação de espaços.

Confira as regras para a implantação da Faixa Azul para Motos no Recife:

Art. 2º A CTTU deve atender às seguintes especificações da Senatran para a implementação da Faixa Azul:

I - Para as vias com velocidade regulamentada de até 50km/h: largura mínima da Faixa Azul de 1,10m, medida entre eixos da linha de cor branca, incluindo-se a largura da linha azul;
II - Para as vias com velocidade regulamentada de 60km/h: largura mínima da Faixa Azul de 1,20m, medida entre eixos da linha de cor branca, incluindo-se a largura da linha azul; e
III - Implementação da Faixa Azul entre faixas de circulação de veículos gerais e não junto à faixa de circulação exclusiva de ônibus.

Art. 3º A CTTU deve apresentar, trimestralmente à Senatran, relatório com as avaliações técnicas e conclusões do projeto, além dos seguintes dados:

I - A cada mês, a quantidade de sinistros envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores (número de sinistros, feridos e mortes), por sentido de tráfego, referentes aos 5 (cinco) anos anteriores ao projeto e ao período experimental, englobando toda a via (faixas de rolamento, vias expressas e marginais e áreas de entrelaçamento);

DIVULGAÇÃO
Faixas Azuis para Motos, como as adotadas em São Paulo como projeto-piloto para o Brasil, podem ajudar a reduzir as mortes de motoqueiros - DIVULGAÇÃO

II - Avaliação das razões que acarretaram os eventuais sinistros ocorridos após a implantação do projeto da Faixa Azul no município;
III - Informação do Volume Diário Médio (VDM) classificado por categoria de veículo, por sentido de tráfego, antes do projeto e no período experimental;
IV - Velocidade operacional de cada faixa de circulação da Avenida Prestes Maia, antes e após a intervenção; e
V - Pesquisas de opinião, com as impressões dos usuários da via e do entorno, realizadas, ao menos, no início e no final do período experimental da Faixa Azul.

Confira a portaria na íntegra.

Art. 4º A Senatran poderá solicitar à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano de Recife (CTTU) a apresentação de outros dados que julgar relevantes para o monitoramento e avaliação do "Projeto Faixa Azul."

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

SÃO PAULO É PROJETO-PILOTO DO PAÍS

São Paulo foi a capital-teste do projeto das Faixas Azuis para Motos do Brasil e já tem quase 200 km de preferenciais. Dados divulgados no fim de 2022 pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), apontam resultados positivos do projeto. Pelo menos oficialmente - já que o modelo é criticado por muitos especialistas em segurança viária por estimular, principalmente, a velocidade entre os motoqueiros.

Em São Paulo, que já tem mais de dez avenidas com Faixas Azuis para Motos, os equipamentos são utilizados por 86% dos motociclistas e não teriam provocado óbitos ou sinistros de trânsito graves na área preferencial.

Confira vídeo da CET-SP feito no início da implantação das Faixas Azuis para Motos em São Paulo: 

Na parte de fora dos corredores, por outro lado, teria sido registrado o dobro de sinistros, apesar de o índice de uso pelos motociclistas ser de 14%.

AMPLIAÇÃO DOS CORREDORES DE MOTOS

Segundo a CET-SP, entre os anos de 2022, 2023 e 2024 foram implantados os seguintes trechos nas vias da capital:

25/1/2022 – 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha)

6/10/2022 – 17 km na Avenida Bandeirantes - Afonso D'Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos

9 e 10/2023 – 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as Avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as Avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.

6/11/2023 – 6 km foram entregues nas Avenidas Sumaré e Paulo VI;

20/11/2023 – 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.

4/12/2023 – 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares

18/12/2023 – 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5 km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a Rua Américo Sugai. E, entre as Ruas Zituo Karasawa e o acesso à Santo André Avelino, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na Avenida do Estado, estão entre as Ruas dos Patriotas e da Mooca.

1/3/2024 – 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as Avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.

Edson Lopes Jr/SECOM/PMSP
Faixa azul para motocicletas - Edson Lopes Jr/SECOM/PMSP

30/4/2024 – 8,1 km na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Braz Leme, no sentido bairro; na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.

28/5/2024 - 3 km na Avenida Gastão Vidigal, entre Viaduto Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu

29/5/2024 - 6,2 km Avenida Braz Leme, entre Rua Domingos Fasaroli e a Praça Heróis da FEB; 4,7 km Avenida Eliseu de Almeida, entre a Avenida Caxingui até a Rua Tristão de Campos;

1/6/2024 - 7,4 km na Avenida Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf, entre o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro até a Rua do Lago; 1 km no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, entre a Avenida Afonso d'Escragnolle Taunay e o Complexo Viário Maria Maluf; 2,4 km na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no sentido bairro, entre as Ruas Miguel de Araújo Barreto e Domingos Afonso e, entre as Ruas Apiteri e Lessing; no sentido centro, entre as Ruas Ribeirópolis e Isaque Valadão de Freitas.

27/6/2024 O Elevado João Goulart recebeu 5,5 km da sinalização dedicada às motos, entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos. Já a Avenida do Cursino, conta agora com 1,7 km de Faixa Azul, entre a Rua Dom Villares e a Rua Marcos Fernandes. Dessa forma, a cidade alcança 130 km de Faixa Azul implantados.

RIO DE JANEIRO ESTÁ TESTANDO FAIXA AZUL

Em agosto, o município do Rio de Janeiro ganhou sua primeira faixa dedicada exclusivamente a motociclistas. O equipamento foi implantado na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, conhecida como Lagoa-Barra, na pista sentido Lagoa, Zona Sul.

A motofaixa tem 2 km de extensão e, sobre ela, os motociclistas podem circular em velocidade máxima de até 60km/h. Assim, como nos outros projetos, a faixa é preferencial, ou seja, os motociclistas podem circular normalmente nas outras pistas e os condutores de carros podem passar sobre ela para mudar de faixa.

 

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