Pontilhão na Avenida Agamenon Magalhães ficará pronto no fim do mês, diz Prefeitura do Recife

Nova travessia permitirá que os motoristas cruzem a Agamenon Magalhães entre as Graças e o Parque Amorim, desafogando a Avenida Rui Barbosa

Publicado em 07/11/2024 às 13:08 | Atualizado em 07/11/2024 às 13:23

O novo pontilhão da Rua Amélia, que está sendo construído transversalmente à Avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife e um dos principais corredores viários da cidade, será concluído ainda em novembro. Pelo menos é o que garante a Prefeitura do Recife, responsável pela obra.

O pontilhão fará a ligação, sobre o Canal da Agamenon Magalhães, das Ruas Amélia e José Luís da Silveira Barros (continuação da Rua Amélia), nas Graças, com o Parque Amorim. O objetivo da intervenção é desafogar a Avenida Rui Barbosa, corredor de saída da Zona Norte com tráfego intenso de veículos.

Atualmente, não existe uma conexão direta, obrigando os motoristas a utilizarem a Avenida Rui Barbosa para atravessar a Agamenon Magalhães na direção do Centro do Recife ou de Olinda, por exemplo. A ausência de ligação provoca a sobrecarga da Rui Barbosa.

AUMENTO DE 20% DA CAPACIDADE DE SAÍDA DA ZONA NORTE

PCR/Divulgação
Pontilhão na Avenida Agamenon Magalhães ficará pronto no fim do mês, diz Prefeitura do Recife - PCR/Divulgação

Com o pontilhão, os motoristas que estiverem na Rua Amélia/Rua José Luís da Silveira Barros poderão cruzar o canal e acessar a pista principal da Avenida Governador Agamenon Magalhães, no sentido Olinda. A expectativa é um aumento de 20% da capacidade de saída da Zona Norte.

Atualmente, os motoristas precisam dobrar à direita e acessar a Avenida Rui Barbosa, por meio da Praça do Entroncamento, para só depois entrar na Agamenon rumo a Olinda. Além disso, os veículos poderão se dirigir à área central do Recife usando vias como a Avenida João de Barros, a Rua Frei Cassimiro (Santo Amaro) ou a Avenida Doutor Jayme da Fonte.

O pontilhão terá 20 metros de extensão e 17 metros de largura, com passeios para pedestres dos dois lados e três faixas de rolamento de sentido único. A obra também inclui o remanejamento de rede de distribuição elétrica, iluminação para o novo pontilhão, a pavimentação, a execução de sinalização viária e a implantação de novos dispositivos de drenagem.

INVESTIMENTOS DE R$ 3 MILHÕES E PARCERIA COM O SHOPPING TACARUNA

PCR/Divulgação
Pontilhão na Avenida Agamenon Magalhães ficará pronto no fim do mês, diz Prefeitura do Recife - PCR/Divulgação
PCR/Divulgação
Pontilhão na Avenida Agamenon Magalhães ficará pronto no fim do mês, diz Prefeitura do Recife - PCR/Divulgação

A intervenção é orçada em R$ 3 milhões e está sendo realizada em parceria com o Shopping Tacaruna. “Com o pontilhão da Rua Amélia vamos aumentar em mais de 20% a capacidade de saída da Zona Norte, que hoje é praticamente exclusiva pela Avenida Rui Barbosa. Esta intervenção vai permitir o cruzamento do canal da Agamenon Magalhães para ir para o Centro do Recife ou Olinda”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, que visitou as obras nesta quinta-feira (7/11).

O Shopping Tacaruna é responsável pela construção do pontilhão em concreto - já que a nova ligação vai facilitar o acesso ao empreendimento - e a Prefeitura do Recife cuida da pavimentação, iluminação, paisagismo, passeios e sinalização da nova travessia de veículos.

Além do novo pontilhão, a Prefeitura do Recife também está realizando a manutenção e pintura de 24 pontes, pontilhões, passarelas e guarda-corpos nos principais pontos da cidade.

Tags

Autor