Ônibus mais caro: Reunião decide nesta segunda novo valor das passagens no Grande Recife. Veja proposta

O índice de aumento proposto é de 4,29%, o que poderá elevar o Anel A (utilizado por mais de 80% dos passageiros) de R$ 4,10 para R$ 4,29

Publicado em 29/12/2024 às 18:42 | Atualizado em 29/12/2024 às 18:52
Google News

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) se reúne nesta segunda-feira  (30/12) para votar o aumento nas passagens de ônibus na Região Metropolitano do Recife. Os novos valores serão aplicados a partir de janeiro de 2025. A reunião será realizada presencialmente, na sede da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, e online, pela Plataforma Zoom.

O encontro do CSTM - autoridade máxima na validação de mudanças e reajustes tarifários das passagens nos ônibus que operam na Região Metropolitana do Recife -, começará às 14h ou às 14h30, em primeira e segunda convocações.

PRIMEIRO REAJUSTE

Será o primeiro reajuste do governo Raquel Lyra (PSDB), que em 2023 não fez o realinhamento das tarifas e unificou os anéis cobrados. O índice de aumento proposto é de 4,29%, o que poderá elevar o Anel A (utilizado por mais de 80% dos passageiros) dos atuais R$ 4,10 para R$ 4,29, com tendência de arredondamento para R$ 4,30.

A proposta de aumento está sendo feita pelo governo de Pernambuco e, como tradicionalmente acontece, a expectativa é que o CSTM aprove a tarifa proposta pelo Estado, que é gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP/RMR). Além do reajuste de 4,29% para o Anel A, os outros anéis teriam variações diferentes, chegando a 7,63%.  

Acompanhe como vão ficar as tarifas se o aumento for aprovado:

ANEL A

ndo a mais de 8,3%:
Tarifa atual: R$4,1080
Tarifa 2025: R$4,2842
Reajuste proposto: 4,29%

ANEL G
Tarifa atual: R$2,6962
Tarifa 2025: R$2,9019
Reajuste proposto: 7,63%

LINHAS OPCIONAIS
041 - SETÚBAL (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$5,1369
Tarifa 2025: R$5,5288
Reajuste proposto: 7,63%

064 - PIEDADE (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$7,7050
Tarifa 2025: R$ 8,2929
Reajuste proposto: 7,63%

072 - CANDEIAS (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$7,7050
Tarifa 2025: R$8,2929
Reajuste proposto: 7,63%

160 - GAIBU / BARRA DE JANGADA - VIA PAIVA (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$ 7,7050
Tarifa 2025: R$8,2929
Reajuste proposto: 7,63%

191 - RECIFE/PORTO DE GALINHAS (S/AR)
Tarifa atual: R$ 13,7176
Tarifa 2025: R$ 14,7643
Reajuste proposto: 7,63%

195 - RECIFE/PORTO DE GALINHAS (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$ 20,0326
Tarifa 2025: R$ 21,5611
Reajuste proposto: 7,63%

214 - UR-02/IBURA (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$7,7050
Tarifa 2025: R$8,2929
Reajuste proposto: 7,63%

224 - UR-11 / JORDÃO (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$7,7050
Tarifa 2025: R$8,2929
Reajuste proposto: 7,63%

229 - MARCOS FREIRE (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$ 7,7050
Tarifa 2025: R$8,2929
Reajuste proposto: 7,63%

342 - CURADOS (OPCIONAL)
Tarifa atual: R$7,7050
Tarifa 2025: R$8,2929
Reajuste proposto: 7,63%

AUMENTO PELA INFLAÇÃO

O governo de Pernambuco destaca que está propondo a aplicação de um reajuste menor sobre o Anel A, utilizado por um número maior de passageiros, e outro maior para os demais aneis e tarifas de ônibus especiais.

“O governo do Estado propõe como regra um reajuste tarifário no valor do IPCA acumulado de Março/23 a Novembro/24, no valor de 7,63%, limitando o repasse de custos aos usuários à inflação apurada no período. Esse reajuste alcançará as linhas do Anel G e as linhas do serviço opcional e especial”, justifica o Estado ao propor o maior percentual de aumento.

Em seguida, o governo propõe um percentual menor para o Anel A, que é utilizado por quase 100% dos passageiros. “Como medida adicional de não oneração do cidadão metropolitano, o governo do Estado propõe um reajuste tarifário para o Anel A (Bilhete Único) no valor do IPCA acumulado de Janeiro/24 a Novembro/24, no valor de 4,29%, limitando o repasse de custos aos usuários à inflação apurada no período. Essas linhas representam 99,28% dos passageiros”, defende.

Nos argumentos para defender os índices propostos, o governo do Estado ressalta que estará assumindo parte dos custos do sistema para que o percentual não seja ainda maior. “No sentido de manter a modicidade tarifária, o governo de Pernambuco entendeu que deveria suportar grande parte de tais custos, inclusive isentando o ICMS sobre o óleo diesel”, afirma. E segue dizendo que o custo por quilômetro será atualizado com base na tarifa técnica calculada, passando a ser R$ 7,4526.

Veja como se comportou o aumento de passagens na RMR nos últimos anos*: 

        Ano  -  Percentual  -  Tarifa -  Antes    - Depois 

  • 2024** -   4,29%                  R$ 4,10     R$ 4,29
  • 2023 - Sem reajuste e unificação dos anéis
  • 2022 -      9,69%                     R$ 3,75    R$ 4,10 
  • 2021  -     8,7%                       R$ 3,45    R$ 3,75
  • 2020 - Sem reajuste (crise da pandemia da covid-19)
  • 2019 -      7,07%                      R$ 3,20    R$ 3,45 
  • 2018 - Sem reajuste 
  • 2017 -       14%                        R$ 2,80     R$ 3,20
  • 2016 -       14,42%                   R$ 2,45      R$ 2,80
  • 2015 -       12,26%                   R$ 2,15      R$ 2,45 

*Levando em consideração apenas o Anel A

** Proposta do governo do Estado

GUGA MATOS/JC IMAGEM
O índice de aumento proposto é de 4,29%, o que elevaria o Anel A - utilizado por mais de 80% dos passageiros - de R$ 4,10 para R$ 4,29%, o que deverá ser arredondado para R$ 4,30 - GUGA MATOS/JC IMAGEM

CRÍTICAS 

A reunião do CSTM está sendo convocada para o penúltimo dia do ano, o que foi criticado por alguns conselheiros, que acusaram o governo do Estado de propor o aumento da passagem na ‘calada da noite’.

Na pauta, além da majoração da tarifa pública - que pelo segundo ano foi separada do reajuste dos custos operacionais do setor -, a implantação da tarifa zero para os passageiros nas Eleições Municipais. E, ainda, a criação de uma nova linha TI Getúlio Vargas/Tamarineira, que terá no percurso a Ponte Iputinga-Monteiro, que foi concluída este ano pela Prefeitura do Recife.

Por outro lado, a pauta do Conselho não prevê a repactuação dos valores da remuneração dos operadores do sistema, o que também tem gerado críticas no setor. A previsão é discutir apenas a repactuação dos operadores das linhas alimentadoras do Sistema Complementar de Transporte Público do Recife (SCTP/Recife).

Confira a pauta na íntegra:

1. Posse dos Conselheiros;
2. Aprovação da Ata da 41ª Reunião Ordinária do CSTM;
3. Submissão das Resoluções Ad Referendum nº 04/2024 e nº 005/2024,
que determinaram a suspensão da cobrança da tarifa pública aos usuários do
STPP/RMR nas Eleições Municipais;
4. Definição da Tarifa Pública e aspectos inerentes;
5. Definição de data para realização da Conferência Metropolitana de
Transporte (25/07/25);
6. Criação da Linha TI Getúlio Vargas/Tamarineira;
7. Repactuação dos valores da remuneração dos operadores SCTP/Recife
– Linhas Alimentadoras;
8. Outros assuntos de Interesse.


Tags

Autor