COBRANÇA | Notícia

Moradores de Jaboatão dos Guararapes enfrentam um mês sem VLT e cobram solução

Linha Cajueiro Seco/Curado está paralisada, afetando cerca de 40 mil pessoas; CBTU prevê retomada parcial até o fim da semana

Por Giovanna Lopes Publicado em 13/02/2025 às 14:31

Com informações de Suelen Brainer, da TV Jornal

Os moradores de Marcos Freire e de outros bairros de Jaboatão dos Guararapes enfrentam há um mês a paralisação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que opera na linha Cajueiro Seco/Curado.

O serviço foi interrompido devido a problemas técnicos, deixando aproximadamente 40 mil usuários sem transporte ferroviário e completamente dependentes dos ônibus.

Além da falta do serviço, os sinais de abandono nas estações são visíveis. A estrutura apresenta mato alto, acúmulo de sujeira e ferrugem, evidenciando a falta de manutenção no local.

Moradores enfrentam dificuldades

A paralisação do VLT tem gerado dificuldades diárias para quem depende do transporte. O comerciante André Luiz, em entrevista à TV Jornal, relatou os desafios enfrentados sem o sistema ferroviário:

"A dificuldade é imensa. Com o VLT, são 10 minutos para chegar ao Curado ou a Cajueiro Seco. Há trinta dias estamos precisando desse transporte, que é fundamental para a nossa comunidade, pois pela BR-101 o trajeto leva mais de uma hora até a estação de Cajueiro Seco."

Resposta da CBTU

Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) afirmou que os serviços de manutenção do VLT já foram licitados e estão em andamento, com um investimento superior a R$ 18 milhões. Além disso, mais R$ 4 milhões já foram licitados e aguardam liberação de verba.

A companhia também informou que a previsão é que um novo VLT e uma locomotiva voltem a operar dentro de 30 dias, melhorando a confiabilidade do sistema. Além disso, até o final do ano, mais dois novos VLTs serão incorporados à frota.

Ainda de acordo com a CBTU, a previsão é que até o fim desta semana, um VLT volte a circular, possibilitando a normalização parcial da linha Cajueiro Seco/Curado.


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe