Há 70 anos Recife recebia primeiro jogo de uma Copa do Mundo

Em 2 de julho de 1950, a ilha do Retiro foi palco para a vitória do Chile sobre os Estados Unidos
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 02/07/2020 às 9:16
EUA e Chile duelaram na Ilha do Retiro. Foto: ARQUIVO JORNAL DO COMMERCIO


Por Carlyle Paes Barreto, da Coluna Planeta Bola

No último jogo de Copa do Mundo em Pernambuco, mais de 40 mil pessoas na Arena em São Lourenço e dezenas de milhões acompanhando pela TV, rádio ou internet a classificação da Costa Rica às quartas de final, após superar a Grécia, nos pênaltis. Bem diferente da audiência da primeira partida de um Mundial no Estado. E ela completa nesta quinta-feira 70 anos.

Naquele 2 de julho, a Ilha do Retiro recebeu pouco mais de oito mil pessoas, para ver o Chile bater os EUA por 5x2, os Ianques, como os jornais da época se referiam aos norte-americanos. Outras dezenas não pagaram ingressos, subindo nas árvores ao redor do então maior estádio pernambucano.

Em comum ao duelo da Arena de Pernambuco, em 2014, apenas a falta de alambrado. Só isso. Com torcedores sentados ao lado de uma das quatro linhas. Privilegiados. Num jogo sem transmissão por TV (só chegaria no Brasil meses depois) nem rádio. Pela falta de energia nas imediações da Ilha.

A vitória chilena foi comemorada com entusiasmo, diante de um time que vinha de surpreendente triunfo sobre a Inglaterra. Antes de longa viagem até o Recife, alternando transporte rodoviário e marítimo. Numa saga registrada em poucas linhas nos jornais da época, que nem davam tanta bola para a Copa.

Mesmo com a presença de Jules Rimet na capital pernambucana. E fazendo elogios também a Olinda. Bons tempos.

Mais textos da Coluna Planeta Bola no www.jc.com.br/planeta-bola

 

TAGS
Coluna planeta bola carlyle paes barreto futebol
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory