A eleição do médico pernambucano Jarbas Barbosa para comandar a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) é uma vitória dos pesquisadores, de profissionais que não negligenciam os estudos e o aperfeiçoamento e que mostra que a política, quando está a serviço do bem comum, pode salvar vidas.
Jarbas Barbosa vai comandar a Opas, entidade responsável pela saúde pública nas Américas e terá como principal desafio atuar para reduzir os impactos causados com a pandemia da covid-19 e seus processos de recuperação de pacientes.
"Eu estou muito orgulhoso. Para qualquer trabalhador de saúde pública desta região, ocupar o cargo de diretor de uma organização que tem 120 anos e que tem tanto respeito dos países é uma grande honra", disse o médico pernambucano que estudou na Universidade Federal de Pernambuco; foi secretário municipal de Saúde, em Olinda (PE); secretário Estadual; secretário de Vigilância em Saúde, no Ministério da Saúde; e, diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O Brasil e especialmente Pernambuco também se orgulham do filho ilustre, Jarbas Barbosa, agora diretor-presidente da Organização Pan-americana da Saúde.
Pense nisso!