Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Os desafios da saúde no Governo Lula que vão além da possível volta do Mais Médicos

Leia a coluna Política em Brasília, por Romoaldo de Souza

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 06/01/2023 às 13:53 | Atualizado em 06/01/2023 às 14:01
Das novas vagas do Mais Médicos previstas para este ano, 6 mil serão abertas por meio de edital já neste mês - KARINA ZAMBRANA/ASCOM/MS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no mundo ideal teria de haver um médico para cada 300 pessoas.

No Brasil, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são pouco mais de 600 brasileiros para cada médico, e quanto mais distante for aquela localidade de grandes centros mais é difícil encontrar um médico que queria deixar o conforto dos consultórios privados nas grandes cidades para se embrenhar Brasil adentro.

Um dos relatórios do Grupo de Trabalho da Transição apontou a necessidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomar o programa Mais Médicos, iniciativa criada em julho de 2013, no governo da então presidente da República Dilma Rousseff (PT).

O fato é que sendo brasileiro ou estrangeiro, o que a população precisa é de medicina com eficiência. Postos de Saúde bem equipados. Salários justos. E esse equação tende a dar certo desde que as prefeituras também façam sua parte, organizando o local de atendimento às pessoas e valorizando os profissionais da Saúde.

É que muitas vezes, o que o paciente quer é uma conversa com o médico. Para ele é um calmante. Quem sabe nesses quesitos também não sejam incluídas aulas de atenção. Como ser atencioso com o paciente. Ajudaria que é beleza.

Pense nisso!

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS