Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Sem acordo, Conselho de Segurança da ONU conclui reunião sem divulgar manifesto

Vai mal a diplomacia brasileira

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 13/10/2023 às 22:22
O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, havia manifestado preocupação com a situação da dívida do país - Jessika Lima/AIG-MRE

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU NÃO É PARA AMADORES
Terminou sem acordo a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira (13). 

“O Brasil acredita que o conselho deveria agir frente a uma escalada quase sem precedentes de uma situação de crise e uma catástrofe humanitária” afirmou o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

NOTÍCIA AMENA
Mauro Vieira disse, também, que a proposta do Brasil para que seja criado um corredor humanitário em Gaza “foi bem recebida” pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

ABRASILEIRARAM OS RUSSOS
Assim como o governo do presidente Lula da Silva (PT) que se omite em colocar o Hamas no seu devido lugar, como grupo terrorista que de fato o é, o documento da diplomacia do Kremlin tão pouco mencionou o grupo terrorista.

Os russos, assim como o Planalto, têm dado preferência a um acordo humanitário, em vez de se referir a questões políticas.

ALÔ, ITAMARATY! FALECEU NÃO É O MESMO QUE FOI MORTA
Ao confirmar que o corpo encontrado era da brasileira Karla Stelzer Mendes, o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, disse nesta sexta-feira. “Acabamos de confirmar que ela faleceu, e o enterro dela é hoje [sexta-feira]. O filho dela, que está servindo ao Exército aqui, acabou denosavisar”, afirmou o embaixador.

Embaixador, uma pessoa falece de câncer, de embolia pulmonar. De causas naturais. Agora, uma pessoa estando em uma festa e de repente um grupo terrorista chega atirando em todo mundo e ela é atingida por tiros, ela Foi morta. Foi assassinada por terroristas. O que custa o Itamaraty deixar os melindres de lado e dizer o que houve? A brasileira Karla Stelzer Mendes foi morta. Não é semântica. É compromisso com a verdade.

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA, A CULPA É DO OUTRO
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva , culpou “a falta de gestão” do governo Bolsonaro (PL) para o cenário de “extrema gravidade” em que se encontrar a região Amazônica.

Perguntada por que a situação chegou a esse ponto, a ministra disse que foi “porque nós não tínhamos esse planejamento no governo anterior (do ex-presidente Jair Bolsonaro). Nós assumimos o governo agora, mas procuramos ser previdentes, contratando as pessoas no tempo certo”, disse. Marina Silva tomou posse em 1º de janeiro deste ano.

PENSE NISSO
Se o Barão do Rio Branco (1845-1912), o pai da diplomacia brasileira, pudesse mandar uma mensagem para o chanceler Mauro Vieira diria poucas e boas sobre a maneira com que o Itamaraty tem sido evasivo sobre o ataque do grupo terrorista Hamas a Israel.

“Mauro, Mauro, você acha, mesmo, que diplomacia é para tergiversar em um momento tão delicado?”

E que puxão de orelhas!

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS