DEMOCRACIA SEM CENTRALISMO
A Rede Sustentabilidade prepara uma série de “diretrizes” para os diretórios em municipais versando sobre as eleições de outubro.
“Nossas diretrizes levam, sempre, em conta que a Rede - ao contrário de muitos partidos que se dizem democráticos - toma decisões colegiadas e não praticamos do jeito com que legendas decidem de cima para baixo as alianças”, disse o ex-deputado Paulo Rubem Santiago.
SEM SAIDINHAS E SEM DINHEIRO
Dados obtidos pelo Poder360 apontam que o governo do presidente Lula da Silva, favorável à saidinha de presos, em datas especiais, como 1º de janeiro, Dia das Mães, dos Pais, das Crianças e no Natal, reduziu, drasticamente, a quantidade de benefícios concedidos às famílias de presidiários.
Fazendo uma comparação com a gestão de Jair Bolsonaro (PL), sob Lula o sistema penitenciário distribuiu 15% a menos de benefícios para familiares de detentos.
ANITTA RESPONDE
A artista brasileira mandou um “vão trabalhar” para parlamentares que aprovaram moção de repúdio por sua participação considerada “escandalosa” durante show de Madonna, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
“Se for pra resolver um negócio sério eles [deputados] não têm esse tempo, não. Para essa babaquice tem tempo. Vão trabalhar, gente”, afirmou.
SEM NOVIDADE
Em mais um de suas investidas contra a operação Lava Jato, que revelou uma quadrilha que desviou recursos da Petrobras, estimados em R$ 12,3 bilhões, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as provas contra o desembargador fluminense, Mário Guimarães Neto, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O ministro considerou a 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro “incompetente” para julgar o desembargador, acusado de embolsar R$ 6 milhões em propina. As decisões “por meio de quebra do sigilo fiscal e bancário e outras medidas cautelares de sua esposa [Gláucia Iorio Guimarães] foram proferidas por juízo incompetente, tendo em vista a ciência inequívoca do suposto cometimento, por parte do órgão acusatório, da participação do paciente, detentor de prerrogativa de foro perante o Superior Tribunal de Justiça”, escreveu o ministro.
ACERVO CULTURAL
Quem chega na praça central da Várzea, distante 12km do centro do Recife (PE), nem pode imaginar como o “quadradinho” da igreja local concentra uma efervescência de manifestações culturais.
Foi ali, que neste sábado (25) conheci, pessoalmente Maciel Salu, um dos mais importantes ceramista e rabequeiro de Pernambuco. Filho do Mestre Salu (1945-2008), Maciel tem o carisma de ser um líder cultural na comunidade com a responsabilidade de cruzar oceanos com manifestações culturais como o cavalo marinho e o maracatu-rural.
Quem chega ao “Melhor Cantinho da Cidade”, toma cafés especiais em diferentes métodos de preparo, escuta toda a playlist do rabequeiro e ainda tem a oportunidade de tirar uma foto com o tímido filho do Mestre Salu.
De Maciel Salu, a dica da coluna para este domingo é a divertida “Pernambuco é o Lugar”: “O cabra tem que ser macho pra ele dançar. É mulher para todo lado para gente chamegar. Sanfoneiro puxa o fole confia à rabeca.O forró quando começa não tem hora pra para”. A Várzea é o lugar.
PENSE NISSO!
O governo brasileiro nunca escondeu que teme chamar o Hamas de grupo terrorista como qualquer autoridade de bom senso.
O que Lula da Silva parece não querer entender é que quem combate os terroristas e repudia suas atrocidades não está necessariamente do lado do governo de Benjamin Netanyahu. O primeiro-ministro israelense é tão nocivo como os terroristas.
O que se passa é que o petista, que tem demonstrado uma certa queda por um lado, tem descarregado suas estatísticas de matança na região quase sempre errôneas para responsabilizar Israel, justamente para omitir que o Hamas não pode ser tratado à Shakshuka - prato popular israelense à base de ovos cozidos em um delicioso molho de tomate.
Pense nisso!