Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Maioria do STF referenda decisão de Flávio Dino, brecando liberação de emendas

"Regime desagradável" é o novo conceito usado por Lula para negar que o regime da Venezuela seja uma ditadura: "É um governo com viés autoritário".

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 16/08/2024 às 18:38 | Atualizado em 16/08/2024 às 18:45
Rodrigo Pacheco e Arthur Lira atuaram juntos no STF contra decisão de Flávio Dino - Divulgação

TRABALHO EXTRA
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), estudam realizar sessão conjunta das duas Casas Legislativas. O pretexto seria debater a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que mandou o Congresso elaborar regras de transparência na liberação de emendas parlamentares.

…MAS
Só que na prática eles querem abrir os microfones para que deputados e senadores “desçam o sarrafo” no Poder Judiciário e refutem todo o qualquer argumento de falta de lisura no pagamento das emendas PIX.

RETALIANDO
Primeiro foi a Comissão Mista do Orçamento (CMO) que votou contra medida provisória que libera R$ 1,3 bilhão para reforçar o caixa do Judiciário. Agora, Lira tira do “fundo do baú” uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que limita decisões monocráticas do Judiciário. Aprovada havia nove meses pelo Senado Federal, a PEC estava em gestação na gaveta do presidente da Câmara. Chegou a hora! Aposto uma xícara de café de Triunfo (PE) que a cria vai ter cara de vingadora.

“REGIME DESAGRADÁVEL”
A inesgotável lista de eufemismos usada pelo presidente Lula da Silva (PT) para se referir ao regime ditatorial do amigo [dele] Nicolás Maduro é infindável. Lula foi ao Rio Grande do Sul e durante entrevista à rádio Gaúcha, disse com todas as letras: “não acho que é ditadura” se ferindo ao governo venezuelano.

- Eu acho que a Venezuela vive um regime muito desagradável. Não acho que é ditadura, é diferente de uma ditadura. É um governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura como a gente conhece tantas nesse mundo", disse o presidente.

PASSANDO A DICA
Na próxima sexta-feira (23), no Passando a Limpo da rádio Jornal - que vai ao ar de segunda a sexta-feiras das 8h00h às 9h30h - eu já tenho uma dica especialmente adquirida para dar de presente a Lula. “Dicionário de Eufemismos da Língua Portuguesa,” da professora Roseli Oliveira, editora Editares.

NÃO FOI ISSO!
Diferente do que a coluna publicou na edição desta sexta-feira (16), a senadora Teresa Leitão (PT) não votou pela anistia das dívidas partidárias.

PENSE NISSO!
“Um help ao Xandão!” Foi bem assim que Dona Lu, uma leitora assídua da coluna, iniciou a mensagem. Ela contou que quando soube pela imprensa que a estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi usada para “levantar a ficha” de um peão de obra que iria trabalhar na casa do ministro Alexandre de Moraes, ela se recordou que está com uma escada para ser concluída, “mas a peãozada não dá as caras…”.

- Já fiz de tudo. Aumentei o valor da parcela que repasso semanalmente pra eles, mas a obra continua empacada.

Eu disse que não era bem assim, que a justificativa tinha um quê de segurança, o ministro estava sendo ameaçado, mas Dona Lu não quis conversa e saiu cantarolando Aldir Blanc (1946-2020): “Os bóias-frias, quando tomam umas biritas, espantando a tristeza. Sonham com bife-a-cavalo. Batata-frita e a sobremesa.”

Pense nisso!

 

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS