Delegacia de Tacaratu (foto) é uma das que precisa de reforma. Há infiltrações e salas cheias de materiais apreendidos.
Após insistentes apelos e denúncias sobre a falta de estrutura das delegacias e batalhões da Polícia Militar, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, garantiu que a situação será resolvida. Segundo ele, 15 engenheiros foram contratados para fazer um raio-x das unidades policiais e, em breve, as reformas devem começar. Em abril deste ano, o
Ministério Público de Pernambuco abriu inquérito para investigar a situação das delegacias, entre elas a Central de Plantões da Capital, no Recife.
“Contratamos, recentemente, 15 engenheiros que já estão circulando por Pernambuco, identificando a situação das delegacias, dos batalhões e fazendo relatórios, para que a gente possa retomar as licitações e melhorar essas localidades, para que assim, o nosso policial possa exercer o seu trabalho de forma ainda melhor do que já faz”, afirmou Pádua.
A
Delegacia de Tacaratu, no Sertão do Estado, já foi alvo de denúncia publicada no
Ronda JC. A unidade é um retrato do descaso: infiltrações, cadeiras quebradas e um verdadeiro depósito de motos e armas apreendidas.
As reformas fazem parte de um pacote de ações com o objetivo de dar um freio no avanço da violência em Pernambuco. Somente nos oito primeiros meses do ano, oficialmente, já são quase 4 mil assassinatos. É o pior resultado dos últimos dez anos. "Nós temos números altos, temos consciência disso e é por isso que nós estamos trabalhando tanto”, disse o secretário.
O blog faz um apelo para que todas as unidades de plantão voltem a funcionar 24 horas, a exemplo das delegacias da Mulher e o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente. São muitos e-mails e mensagens recebidos neste espaço com essa reclamação.
LEIA TAMBÉM
Sociedade cobra um novo programa de segurança para Pernambuco
MPPE vai cobrar delegacias da Mulher abertas 24 horas. E sempre com delegados
Na crise, delegado vai assumir as delegacias de 4 municípios de Pernambuco