MPPE apura irregularidades sanitárias em motéis do Recife. Foto: Reprodução/Internet
Produtos com data de validade vencida, lençóis e toalhas sem higienização adequadas e até falta de alvará de funcionamento. Fiscalizações realizadas em 25 motéis do Recife encontraram uma série de irregularidades sanitárias. A lista inclui estabelecimentos famosos, que cobram valores entre R$150 e R$350 por quartos. O caso foi parar no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que abriu inquérito civil para investigar os motéis por risco à saúde dos clientes.
"As vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária identificaram a falta de estrutura desses motéis. Chama a atenção os problemas encontrados, principalmente em relação aos produtos vencidos e também à falta de higienização correta que oferece risco à saúde da população", afirmou o promotor de Justiça Maviael Souza, em entrevista ao
Ronda JC.
Entre os principais problemas, segundo especialistas, clientes podem adquirir micoses na pele e até doenças sexualmente transmissíveis por conta da falta de higiene adequada nos estabelecimentos.
Após avaliação dos relatórios de fiscalização, todos os 25 motéis foram notificados para apresentar defesa. Segundo o promotor, vários já apresentaram esclarecimentos e prometeram mudanças para melhorar as condições de higiene. "Ao final dessa fase, vamos fazer novas vistorias e vamos exigir mudanças na prática para que esses estabelecimentos deixem de oferecer riscos. Inclusive solicitar a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Mas se os problemas continuarem, vou recomendar a interdição dos motéis que não seguirem as recomendações", disse o promotor.
A lista dos motéis sob investigação está disponível para acesso público na sede do MPPE, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, nº 99, no bairro de Santo Amaro.
Estão sob investigação: Shelton Master, Hotel Night Love, Hotel Eros, Hotel Liderança, Motel Kero Você, Orange Motel, Motel Delirius, Hotel Sweet Love, Hotel Las Brisas, Costa Azul Empreendimentos LTDA, Suíte Hotel LTDA (Turquesa e Ninja), Rhodes Hotel, Avillan Hotel, Hotel Tropical, Nexos Hotel, Hotel Imperador, Hotel Love Sky, Apple Motel, Pousada Paraíso LTDA, Motel Sagitário, Hotel Frenesi, Art Motel, Lírios Motel, Motel Royalle, Hotel Love Story.
O
Ronda JC está tentando contato com a Associação Brasileira de Motéis, por telefone e por e-mail, mas ainda não obteve retorno.
LEIA TAMBÉM
Delegacias do Grande Recife fechadas à noite e nos fins de semana