Multas são aplicadas a 7% dos motoristas abordados pela Lei Seca. Foto: JC Imagem/Arquivo
A Operação Lei Seca completa seis anos, nesta sexta-feira (1º), em Pernambuco. E uma estatística chama a atenção: a arrecadação é de cerca de R$ 1,5 milhão em dinheiro, por mês, só em multas aplicadas a motoristas embriagados. O valor representa quase 75% do que a operação recebe por todas as infrações praticadas no trânsito.
O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Flávio Bagetti, revelou ainda que uma média de 7% dos motoristas abordados apresentam algum tipo de infração. "No geral, a maioria é com problemas de atraso na documentação. Atualmente, a embriaguez representa pouco mais de 1 por cento dos casos", disse, em entrevista à TV Jornal. No começo da Lei Seca, em 2011, o número era de 5%. "As pessoas estão mais conscientes", completou.
Os riscos da mistura entre a direção e o álcool voltaram à tona nesta semana após o grave acidente registrado no bairro da Tamarineira, no último domingo. O universitário
João Victor Ribeiro de Oliveira, de 25 anos, dirigia embriagado e o carro dele - em alta velocidade - bateu em outro. O motorista teve apenas ferimentos leves, mas no carro atingido morreram a advogada Maria Emília da Mota, o filho dela e a babá Roseane Maria de Brito Souza. A filha da advogada segue internada em estado grave. O marido dela, o advogado Miguel Arruda da Mota, também segue internado em um hospital particular.
João Victor foi preso e está no Cotel.
INDICIAMENTO
Inicialmente, o universitário foi autuado em flagrante por duplo homicídio doloso (com intenção de matar) e tripla lesão corporal gravíssima. Mas, a conclusão do inquérito policial, coordenado pela Delegacia de Delitos de Trânsito, será diferente, visto que uma das crianças faleceu na tarde da segunda-feira (27) e ele também deve responder pela morte do feto da babá Roseane Maria de Brito.
LEIA O QUE DISSE O JUIZ RESPONSÁVEL POR DECRETAR A PRISÃO DO MOTORISTA
LEIA TAMBÉM
‘Pedimos que continuem em oração’, diz família das vítimas de tragédia
Mais de 450 mil multas por alta velocidade registradas neste ano em Pernambuco
Polícia Civil de PE quer negociar delação premiada com traficantes e homicidas