Justiça

Caso Miguel: Audiência terá reforço de policiamento e ato por justiça nesta quinta-feira (03)

Sarí Corte Real, acusada pelo crime de abandono de incapaz com resultado morte do menino, sentará no banco dos réus

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 02/12/2020 às 18:29 | Atualizado em 02/12/2020 às 19:13
ACERVO PESSOAL
TRAGÉDIA Miguel Otávio morreu após cair do nono andar de um prédio de luxo no Recife, em junho de 2020 - FOTO: ACERVO PESSOAL

Com a forte expectativa pela audiência de instrução e julgamento da morte do menino Miguel Otávio Santana, 5 anos, que morreu ao cair do nono andar de um prédio de luxo no Recife depois de ser deixado sozinho no elevador pela ex-patroa da mãe dele, a Polícia Militar de Pernambuco confirmou que haverá reforço na segurança para evitar possíveis tumultos. A audiência, prevista para começar às 9h desta quinta-feira (03), será na 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente da Capital, no bairro da Boa Vista. Na ocasião, a empresária Sarí Corte Real, acusada pelo crime de abandono de incapaz com resultado morte do menino, sentará no banco dos réus.

A segurança da ré é uma preocupação da defesa, visto que, no dia do depoimento dela, em junho deste ano, houve tumulto em frente à delegacia. O número de pessoas aglomeradas foi grande. Muitas xingaram e ainda tentaram bater na acusada, que estava acompanhada de advogados. Para sair da unidade policial, ela precisou ser escoltada por policiais civis e militares - acionados de última hora.

Pouco antes do início da audiência, haverá um ato pacífico em frente ao local. O ato está sendo organizado pela Articulação Negra de Pernambuco, pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) e pelo Instituto Menino Miguel.

“A nossa preocupação é quanto à segurança para garantir a integridade de todos e evitar aglomerações por causa da pandemia”, afirmou o advogado de Sarí, Célio Avelino.

Desta vez, a PM informou que equipes do 16º Batalhão serão lançadas no entorno da rua onde está localizada a Vara. Por questão de segurança, o quantitativo de policiais envolvidos não foi informado. A assessoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também disse que “a segurança está preparada para que a audiência ocorra como o planejado”.

“TENHO FÉ EM DEUS”

A mãe de Miguel, Mirtes Souza, disse que está com expectativa grande para a audiência. “Estou muito ansiosa, mas esperançosa. Tenho fé em Deus que tudo vai certo. Quero justiça pelo meu filho”, afirmou Mirtes. Ela será uma das mais de dez testemunhas de acusação e de defesa convocadas para a audiência. Não será permitida a presença da imprensa no local.

O promotor de Justiça Humberto Granja, responsável pela acusação, não quis se pronunciar sobre o processo. Na denúncia enviada à Justiça, além do crime de abandono de incapaz com resultado morte, o promotor apontou dois agravantes: cometimento de crime contra criança e em ocasião de calamidade pública. Vale lembrar que Mirtes levou o filho para a casa da patroa porque, naquele dia, não tinha com quem deixá-lo para ir trabalhar. A morte dele ocorreu no momento em que ela levava o cachorro de Sarí para passear. O filho foi deixado sob os cuidados da patroa. Segundo a perícia do Instituto de Criminalística, ela apertou o botão do elevador e deixou ele sozinho. A morte ocorreu em 02 de junho deste ano.

Sarí Corte Real terá o direito de ficar em silêncio, quando for ouvida em juízo. Por conta do número de testemunhas, é possível que a ouvida dela aconteça numa data futura. Finalizada esta etapa, acusação e defesa vão apresentar as alegações finais. O prazo é de até dez dias a partir da notificação. Por fim, o juiz da 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente da Capital dará a sentença - o que só deve acontecer em 2021.

Sarí Corte Real responde ao processo em liberdade. Em caso de condenação, a pena pode chegar a 12 anos de prisão.

FUNCIONÁRIOS FANTASMAS

Sarí Corte Real, ex-patroa da mãe de Miguel, é esposa do prefeito de Tamandaré, Sérgio hacker (PSB). Na época do caso, Mirtes e a avó de Miguel trabalhavam na casa do prefeito, mas recebiam como funcionárias da prefeitura. A informação foi revelada pelo Jornal do Commercio.

Após a denúncia, MPPE instaurou uma investigação, descobriu que outra empregada doméstica da família também era funcionária fantasma da prefeitura, e a Justiça determinou o bloqueio parcial dos bens de Hacker. O MPPE descobriu ainda que a mãe e a avó de Miguel ganhavam até gratificação por produtividade, mesmo sem trabalharem na prefeitura, como revelou um documento obtido pela coluna Ronda JC.

A assessoria do MPPE disse que o caso segue sob investigação e que os promotores responsáveis por enquanto não vão comentar o processo.

Comentários

Últimas notícias